Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina 2013-2014

Epagri / Cepa

Resumo


Essa é a trigésima quinta edição da Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina. A primeira foi publicada em 1976 com o nome de Síntese Informati va da Agricultura Catarinense, que perdurou até a edição de 1980/81. Na edição de 1981 foi adotada a denominação atual e, entre 1984 e 1991, foi publicada em dois volumes.

De 1976 para cá, portanto, a sociedade sempre teve a sua disposição um conjunto de dados e informações que contextualizam a situação socioeconômica da agricultura catarinense, com foco nos aspectos relacionados à produção e ao mercado das suas principais cadeias produtivas. Mesmo sendo um documento caracteristi camente conjuntural, a simples comparação entre as edições mais recentes e as de anos mais longínquos permite conhecer muito das mudanças estruturais na agricultura estadual nesses 38 anos.

Entre as principais mudanças estruturais podem ser citadas a intensificação das relações de mercado e o maior controle dos segmentos à jusante e à montante sobre a produção/comercialização dos produtos da agricultura; a evolução das tecnologias de produção; a concentração da produção e a redução do número de produtores de várias cadeias produtivas; a “internacionalização” de várias cadeias produtivas; a redução da população rural e do número de pessoas ocupadas na agricultura; a redução do número de sucessores hereditários em boa parte dos estabelecimentos agropecuários; a mudança na forma de ocupação das terras agrícolas, com redução da área de lavouras temporárias e pastagens e aumento de áreas florestadas/reflorestadas; o  aumento da especialização produtiva; a diversificação das formas de organização entre outros pontos.

Nesse período houve também muitas mudanças no aparato público e na forma de apoio ao desenvolvimento rural catarinense. A fusão de várias organizações para a formação da Epagri é uma delas. Vinculada à Secretaria da Agricultura e da Pesca, a Empresa trabalha de maneira articulada com a Cidasc e outras organizações públicas e privadas estaduais e federais. Tendo, ainda, como grandes parceiros as famílias do meio rural catarinense, a Epagri tem como missão gerar “Conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade”.

Nesse senti do temos a sati sfação de publicar a Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina 2013-2014. Como 2014 foi definido pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, a capa da publicação se inspira e procura homenagear a agricultura familiar de Santa Catarina.

Aproveitamos também para agradecer a todas as pessoas e enti dades que colaboraram para a sua realização e informar que, além da versão impressa, a publicação está disponível em arquivo eletrônico no site http://cepa.epagri.sc.gov.br.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Epagri

Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina

ISSN  on-line

ISSN 1677-5953 impresso

 

Epagri / Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa)

Fone: (48) 3665 5078