Tem novidade na praça!

2021-08-24

Saiu a nova edição da RAC. Destacamos nessa edição os seguintes assuntos: o complexo do enfezamento e a cigarrinha no milho; o impacto de fenômenos climáticos na maçã e na banana catarinenses; um novo mapa com a cobertura florestal e uso do solo catarinense; e a importância da ciência em tempos de pandemia.

Um problema fitossanitário tem impactado a cultura do milho em várias regiões produtoras em todo o país: o complexo da doença do enfezamento e da cigarrinha do milho. O problema se intensificou também em solo catarinense na safra de verão 2020/2021, acarretando perdas e provocando a mobilização da cadeia produtiva para seu enfrentamento. Leia esse assunto na Conjuntura e no Informativo técnico da Agropecuária Catarinense.

 

As intempéries climáticas e seus impactos  na fruticultura são destaques desta edição. Na cultura da banana ocorreram grandes prejuízos devidos à derrubada de plantas e a perda de cachos por fortes ventos. Confira no Informativo técnico sobre as práticas de manejo a serem adotadas para a recuperação da cultura quando for atingida por vendavais.  A cultura da maçã também foi impactada pela seca na safra 2020/2021.  Entenda as perdas provocadas pela falta de chuva e saiba quais as diferenças observadas nas perdas das principais regiões e dos cultivares da fruta.

 

Confira também no artigo MonitoraSC o novo mapa do estado com 12 classes temáticas focando na cobertura florestal e no uso correto da terra que vão contribuir para o planejamento do poder público e o monitoramento contínuo da cobertura vegetal em nosso território.

 

Nesta edição ressaltamos ainda a importância da ciência em tempos de pandemia com um artigo de Opinião. Colegas do Butantan relataram a forma de organização e as ações dos institutos de pesquisa paulistas no enfrentamento da virose.

Esses assuntos e muitos mais na Agropecuária Catarinense.

Leia, publique, cite, curta e compartilhe a RAC!

Revista Agropecuária Catarinense
A ciência não pode parar!
Science cannot stop!