Novo cultivar de tomate: SCS375 Kaiçara

Autores

  • Euclides Schallenberger Epagri / Estação Experimental de Itajaí http://orcid.org/0000-0002-4630-2296
  • Rafael Ricardo Cantú Epagri/Estação Experimental de Itajaí
  • Rafael Gustavo Ferreira Morales Epagri/Estação Experimental de Itajaí
  • José Angelo Rebelo Pesquisador aposentado
  • Alexandre Visconti Epagri/Estação Experimental de Itajaí
  • Marcelo Mendes de Haro Epagri/Estação Experimental de Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.52945/rac.v30i3.196

Palavras-chave:

Solanum lycopersicum, produção de sementes, solanacea, polinização aberta.

Resumo

O tomate é uma das hortaliças mais produzidas e consumidas no Brasil e no mundo. O Brasil é o oitavo produtor mundial e Santa Catarina, o 7o produtor nacional, o que torna a cultura uma atividade de grande importância econômica e social. Nas últimas décadas, a produção de tomates está passando por transformações. As sementes de cultivares de polinização aberta estão sendo substituídas por sementes híbridas, o que inviabiliza a retirada das próprias sementes pelos produtores, tornando-os dependentes de compra externa. A legislação nacional para produção em sistema orgânico orienta que as sementes utilizadas no processo de produção sejam oriundas de sistemas orgânicos de produção e de cultivares de polinização aberta. Para atender essa demanda, pesquisadores do Programa de Pesquisa em Hortaliças da Epagri iniciaram no ano de 2003 a avaliação de 57 acessos de tomate de polinização aberta, obtidos de produtores de tomate, fazendo avaliações de produtividade, incidência de pragas e doenças e de qualidade dos frutos. Concluído o processo, foi selecionado o cultivar SCS375 Kaiçara, que apresenta as características desejáveis pelo mercado. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Euclides Schallenberger, Epagri / Estação Experimental de Itajaí

Engenheiro Agrônomo, doutor em agronomia, atua como pesquisador na área de hortaliças com ênfase em cultivo em abrigos e sistema orgânico de produção.

Rafael Ricardo Cantú, Epagri/Estação Experimental de Itajaí

Engenheiro Agrônomo, doutor em solos e fertilidade, atua como pesquisador na área de hortaliças com ênfase em nutrição de hortaliças e sistema orgânico de produção.

Rafael Gustavo Ferreira Morales, Epagri/Estação Experimental de Itajaí

Engenheiro Agrônomo, doutor em agronomia, atua como pesquisador na área de hortaliças com ênfase em cultivo em abrigos, hidroponia e melhoramento de plantas.

José Angelo Rebelo, Pesquisador aposentado

Engenheiro Agrônomo, doutor em fitopatologia, atua como pesquisador na área de hortaliças com ênfase em cultivo em abrigos, saúde de plantas e sistema orgânico de produção.

Alexandre Visconti, Epagri/Estação Experimental de Itajaí

Engenheiro Agrônomo, doutor em fitopatologia, atua como pesquisador na área de hortaliças com ênfase biofertilizantes, saúde de plantas e sistema orgânico de produção.

Marcelo Mendes de Haro, Epagri/Estação Experimental de Itajaí

Engenheiro Agrônomo, doutor em entomologia, atua como pesquisador na área de hortaliças com ênfase manejo de pragas, biodiversidade e sistema orgânico de produção.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

Schallenberger, E., Cantú, R. R., Morales, R. G. F., Rebelo, J. A., Visconti, A., & Haro, M. M. de. (2017). Novo cultivar de tomate: SCS375 Kaiçara. Agropecuária Catarinense, 30(3), 50–54. https://doi.org/10.52945/rac.v30i3.196

Edição

Seção

Germoplasma

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>