Estação Experimental de Canoinhas – 30 anos

Autores

  • Gilcimar Adriano Vogt Epagri/Estação Experimental de Canoinhas, Santa Catarina, Brasil
  • Gilson José Marcinichen Gallotti Epagri - Estação Experimental de Canoinhas
  • Ana Lúcia Hanisch Epagri - Estação Experimental de Canoinhas
  • Adriano Martinho de Souza Epagri - Estação Experimental de Canoinhas

Palavras-chave:

Epagri, OEPA, P&D

Resumo

A Estação Experimental de Canoinhas (EECAN) foi fundada 09 de novembro de 1989 e a sede está localizada no município de Canoinhas, as margens da BR 280. A estrutura física de apoio à pesquisa compreende o campo experimental, localizada no município de Papanduva/SC. A EECAN tem por objetivo a execução de programas de pesquisa que visem promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar do Planalto Norte Catarinense através da geração de conhecimentos e tecnologias apropriadas, num processo educativo e que promova a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Atualmente com quatro pesquisadores em seu quadro destaca-se pelo número de trabalhos desenvolvidos no campo experimental e em propriedades, através de parcerias com agricultores, indústrias de papel e celulose e pela forte integração com a extensão rural. Nos últimos 28 anos, a EECAN desenvolveu trabalhos em diversas áreas do conhecimento, destacando-se os relacionados ao uso de resíduos das indústrias de papel e celulose para melhoria da qualidade do solo, uso de pastagens perenes, avaliação de culturas alternativas para produção de biodiesel, integração lavoura-pecuária, manejo das culturas de milho e feijão, agroecologia e erva-mate. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa nos programas Desenvolvimento e sustentabilidade ambiental, Grãos e Pecuária, tendo como foco: 1) Sistemas silvipastoris, com ênfase em trabalhos em áreas de remanescentes florestais (caíva), avaliação fitossanitária de genótipos de erva-mate, manutenção de área de produção de sementes e banco ativo de germoplasma de erva-mate e pesquisas e estudos para a promoção da Indicação Geográfica (IG) para produtos da erva-mate; e 2) Avaliação de genótipos de grãos e pastagens.

Biografia do Autor

Gilcimar Adriano Vogt, Epagri/Estação Experimental de Canoinhas, Santa Catarina, Brasil

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002) e mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005). Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri, lotado na Estação Experimental de Canoinhas. Tem experiência na área de Agronomia e Fitotecnia (Feijão, Erva-mate, Milho), com ênfase em Conservação dos Recursos Genéticos Vegetais, atuando principalmente nos seguintes temas: variabilidade genética, agrobiodiversidade, Indicação Geográfica, Erva-mate e uso e manejo de cultivares locais (crioulas).

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Vogt, G. A., Gallotti, G. J. M., Hanisch, A. L., & Souza, A. M. de. (2020). Estação Experimental de Canoinhas – 30 anos. Revista Agropecuária Catarinense, 33(1), 4-6. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/RAC/article/view/528

Edição

Seção

Opinião