Variación del contenido de almidón y rendimiento de harina durante el período de cosecha de yuca

Autores/as

  • Moacir Antonio Schiocchet EPAGRI/Estação Experimental de Itajaí
  • Murito Ternes EPAGRI/Estação Experimental de Itajaí

Palabras clave:

Manihot esculenta, amido, Rendimento

Resumen

Com o objetivo de conhecer a variação na concentração de amido e no rendimento de farinha das cultivares de mandioca recomendadas para cultivo em Santa Catarina, foi conduzido um experimento na Estação Experimental
de Itajaí, SC. É possível ampliar o período de industrialização da mandioca pelo escalonamento da colheita de cultivares
em função do seu período de máxima concentração de amido e rendimento de farinha.

Publication Facts

Metric
This article
Other articles
Peer reviewers 
2.4 promedio

Reviewer profiles  N/D

Author statements

Author statements
This article
Other articles
Data availability 
N/A
16%
External funding 
No
32% con financiadores
Competing interests 
N/D
11%
Metric
Para esta revista
Other journals
Articles accepted 
Artículos aceptados: 33%
33% aceptado
Days to publication 
10582
145

Indexado: {$indexList}

Editor & editorial board
profiles
Editora: 
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri

Biografía del autor/a

Moacir Antonio Schiocchet, EPAGRI/Estação Experimental de Itajaí

eng. agr., M.Sc., Cart. Prof. no 1.538-D, CREA-SC, EPAGRI/Estação Experimental de Itajaí

Murito Ternes, EPAGRI/Estação Experimental de Itajaí

eng. agr., M.Sc., Cart. prof. no 454-D, CREA-SC, EPAGRI/Estação Experimental de Itajaí

Citas

EMPASC/EMATER-SC. Sistema de produção para a mandioca: Santa Catarina (a revisão). Florianópolis, 1983. 38p.(EMPASC/ACARESC. Sistema de Produção, 9).

TERNES, M. Engenho de prova: uma alternativa para avaliação rápida do rendimento de farinha de mandioca. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 4., 1986, Balneário Camboriú, SC. Resumos. Balneário Camboriú: SBM, 1986. p.79.

GROSSMANN, J.; FREITAS, A.C. de. Determinação do teor de matéria seca pelo método do peso específico em raízes de mandioca. Revista Agronômica, Porto Alegre, v.4, p.75-80, 1950.

SCHIOCCHET, M.A.; TERNES, M. Rendimento de farinha de mandioca em colheitas contínuas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 5., 1989, Fortaleza, CE. Resumos. Fortaleza: SBM, 1989. p.61.

TERNES, M.; MONDARDO, E.; VIZZOTTO, V.J. Variação do teor de amido na cultura da mandioca em Santa Catarina. Florianópolis: EMPASC, 1978. 22p. (EMPASC. Indicação de Pesquisa, 22).

SILVA, J.V. da; VICENTE, A.L. Produtividade de raízes e rendimento de farinha de três cultivares de mandioca, em Nova Trento, SC. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 3., 1983, Brasília, DF. Resumos. Brasília: SBM, 1983. p.23.

Publicado

1996-06-01

Cómo citar

Schiocchet, M. A., & Ternes, M. (1996). Variación del contenido de almidón y rendimiento de harina durante el período de cosecha de yuca. Agropecuária Catarinense, 9(2), 60–63. Recuperado a partir de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/2074

Número

Sección

Artigo Científico

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.