A Epagri impulsiona a produção orgânica de hortaliças em Santa Catarina

Autores

  • Euclides Schallenberger Epagri / Estação Experimental de Itajaí
  • Rafael Ricardo Cantú Epagri/Estação Experimental de Itajaí
  • Rafael Gustavo Ferreira Morales Epagri/Estação Experimental de Itajaí
  • Alexandre Visconti Epagri/Estação Experimental de Itajaí
  • Paulo Sérgio Tagliari Epagri/ Demc

Palavras-chave:

Demanda de consumo, agricultura orgânica, cultivares

Resumo

A produção de hortaliças é uma atividade crescente no mundo todo. Inicialmente sua produção era realizada de forma sustentável, mas com a Revolução Verde e o uso excessivo de adubos sintéticos e agrotóxicos, a produção de hortaliças deixou de ser sustentável, com contaminação dos ambientes e resíduos de agrotóxicos nas hortaliças. Com o passar do tempo a sociedade começou a demandar hortaliças produzidas de forma sustentável, livres de resíduos de agrotóxicos e preservando o meio ambiente. Surgiu então, entre diversos sistemas sustentáveis de produção, o sistema orgânico de produção de alimentos. No Brasil este sistema de produção iniciou nos anos de 1980 e hoje é uma atividade oficial registrada no MAPA. Em Santa Catarina a Epagri iniciou atividades pesquisa e extensão rural buscando desenvolver o sistema orgânico de produção de hortaliças na década de 1990. Foram realizados experimentos, cursos, eventos e assistência técnica à produtores no sistema orgânico de produção, com destaque para o lançamento de cultivares de hortaliças e tecnologias para o sistema orgânico de produção. Os trabalhos da Epagri impulsionaram o desenvolvimento da produção orgânica de hortaliças em Santa Catarina, ocupando um lugar de destaque no cenário nacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Euclides Schallenberger, Epagri / Estação Experimental de Itajaí

Engenheiro Agrônomo, doutor em agronomia, atua como pesquisador na área de hortaliças com ênfaxe em cultivo em abrigos e sistema orgânico de produção.

Downloads

Publicado

2022-04-19

Como Citar

Schallenberger, E., Cantú, R. R. ., Morales, R. G. F. ., Visconti, A. ., & Tagliari, P. S. (2022). A Epagri impulsiona a produção orgânica de hortaliças em Santa Catarina . Agropecuária Catarinense, 35(1), 13–17. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1339

Edição

Seção

Conjuntura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>