Sobre a Revista

Foco e Escopo

O Boletim Didático é uma publicação seriada de periodicidade irregular, escrita especialmente para servir de auxiliar didático na transferência de tecnologia para agricultores e pescadores e suas famílias. Funciona como um pequeno manual para agricultores, líderes, jovens rurais e donas de casa.

Normalmente, o Boletim Didático abrange diversos tópicos de um assunto ou de um determinado problema, como cultura do milho, criação de terneiros, etc., daí o seu valor didático. É redigido em linguagem acessível, recomendando-se que seja bem ilustrado com figuras e/ou tabelas simples. Jamais assume a forma de artigo científico, embora deva dar ao leitor uma orientação clara e precisa sobre as atividades a serem adotadas. Para facilitar a clareza e a objetividade, é aconselhável dividir o texto em itens e subitens.

A tiragem deve ser planejada pelas gerências regionais e coordenadores de programa, mediante plano de utilização. Além disso, deve prever as necessidades da política de distribuição da Epagri, atender a convênios, intercâmbios e vendas.

O público preferencial é composto de agricultores, pescadores, donas de casa e jovens rurais assistidos; técnicos que atuam na assistência técnica e extensão rural; estudantes de escolas rurais de ensino fundamental e médio.

Processo de Avaliação pelos Pares

O Boletim Didático deve ser encaminhado pelo Coordenador de Programa ao qual a publicação está associada ou o gerente regional, desde que com a anuência do(a) gerente do Departamento Estadual de Extensão Rural e Pesqueira (DERP).

O trabalho pode passar por um revisor, caso a editoria técnica da Epagri julgar conveniente uma avaliação de conteúdo, antes da revisão de texto e diagramação, como preparação para a publicação.

Periodicidade

Boletim Didático é uma publicação seriada de fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

O Boletim Didático(BD) é patrocinado pela Epagri e eventualmente recebe apoio financeiro de outras instituições governamentais.

Os autores poderão mencionar nas páginas pré-textuais os patrocinadores e/ou o número do convênio que financiou a pesquisa, ou parte dela, que deu origem ao BD; podendo também adicionar o logo da instituição patrocinadora na última capa da publicação.