Caderno Jovens Rurais: Peixes, uma oportunidade para aumentar a renda na agricultura familiar
A Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) possui uma trajetória de interação com os Jovens Rurais no território catarinense desde 1956, quando da criação de sua predecessora, a Acaresc. Nos últimos 10 anos, entretanto, as iniciativas voltadas aos jovens rurais foram consideradas tímidas e, desta forma, a partir de 2012, a Epagri assumiu o desafio de revitalizar as ações criando e desenvolvendo uma nova dinâmica de trabalho que tem como objetivo contribuir na formação do Jovem Rural como protagonista do processo de desenvolvimento sustentável, promovendo o empreendedorismo e a cidadania no meio rural e pesqueiro.
Por meio de práticas inovadoras de vivências e experimentação facilitadas pela metodologia de alternância, que combina aspectos teóricos, práticos e de experimentação, você, jovem, estará participando desta dinâmica que denominamos Curso de formação.
curso contempla conteúdos com um núcleo comum em Desenvolvimento Humano, Liderança, Turismo Rural, Empreendedorismo e Inclusão Digital; e núcleos específicos de Gestão Ambiental, Negócios, e Técnico com Atividades Agrícolas e Não agrícolas, de acordo com a sua realidade.
Para apoiar essa ação, os colaboradores que atuam nos mais diversos programas da Epagri elaboraram diferentes cadernos que trazem temas
importantes e atuais, utilizados como subsídio durante o curso. Esperamos que os cadernos possam contribuir com o desenvolvimento da capacidade de liderança e de empreendedorismo dos jovens rurais. Com conteúdos inovadores e contemporâneos, oportunizam aprendizagens sobre: o capital humano e social, que fala da nossa gente, história, cultura (nosso maior patrimônio); a gestão social do ambiente e o compromisso com a vida; as atividades não agrícolas e de auto abastecimento, como possibilidade de geração de trabalho e renda com mais saúde; a fruticultura, os grãos, a olericultura, a pecuária à base de pasto; a piscicultura e a silvicultura como oportunidades e alternativas para aumentar a renda e a qualidade da alimentação das famílias de agricultores e pescadores; as práticas de conservação e recuperação do solo e da água e a gestão de negócios e mercado.
O caderno do Programa Piscicultura, que integra o conjunto dos 11 cadernos dos programas, convida você a refletir. O principal objetivo é apresentar atividades com potencial econômico e de autoabastecimento para a agricultura familiar. Uma destas atividades é a piscicultura de água doce.