Sobre a Revista

Foco e Escopo

Documentos é um tipo de publicação que tem por objetivo difundir informações técnicas e administrativas programadas e desenvolvidas na Epagri, cujo conteúdo e forma de apresentação não sejam adequados aos demais tipos publicações da Empresa.

O público preferencial são técnicos de modo geral, como de escritórios municipais de assistência técnica e extensão rural e pesqueira, de unidades de pesquisa, de cooperativas, de empresas agrícolas, de sindicatos rurais, de estabelecimentos de crédito agrícola, etc.; professores e estudantes de faculdades de Agronomia e colégios agrícolas; lideranças do setor agropecuário.

A Epagri dispõe de documentos especiais como o Balanço Social, Números da Agropecuária, Catálogo de cultivares e Relatório Anual de Atividades com publicação anual. A Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina também é um documento especial com publicação anual, mas que já possui há muitos anos um ISSN próprio para publicações seriadas.

A tiragem é definida em função de compromissos com a política de distribuição da Epagri, convênios, promoções e perspectivas de comercialização futura.

Processo de Avaliação pelos Pares

De maneira geral a série Documentos contempla publicações institucionais provenientes de demanda dos principais gestores.

Documentos podem também ser oriundos de projetos de pesquisa e de assistência técnica e extensão rural. Neste caso, devem ser submetidos pelos autores desde que tenha a anuência, por escrito, do Gerente da Unidade de pesquisa ao qual a publicação está associada ou do coordenador de programa,  com a ciência do(a) gerente do Departamento Estadual de Pesquisa e Inovação (DEGPI), quando for da pesquisa, ou do Coordenador de Programa ao qual a publicação está associada ou do gerente regional, desde que com a anuência do(a) gerente do Departamento Estadual de Extensão Rural e Pesqueira (DERP), quando for da extensão rural e pesqueira. As declarações devem ser submetidas em arquivos suplementares na plataforma, no momento da submissão do documento.

O trabalho pode passar por um ou mais revisores, caso a editoria técnica da Epagri julgar conveniente uma avaliação de conteúdo, antes da revisão de texto e diagramação, como preparação para a publicação.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

A série de publicações Documentos é patrocinada pela Epagri e eventualmente recebe apoio financeiro de outras instituições governamentais.

Os autores poderão mencionar nas páginas pré-textuais os patrocinadores e/ou o número do convênio que financiou a pesquisa, ou parte dela, que deu origem ao BT; podendo também adicionar o logo da instituição patrocinadora na última capa da publicação.