Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Confirmo que está sendo submetido o trabalho completo, com todos os capítulos e os arquivos suplementares. Todas as partes foram inseridas, tais como, páginas pré-textuais, resumo da obra, apresentação, lista completa de autores com titulação, instituição e dados de contato, etc.
  • O arquivo da submissão está  em formato Microsoft Word ou similar.
  • Citações e referências estão de acordo com as regras da publicação? As referências com URLs e DOIs foram informadas quando utilizadas fontes de ambiente virtual?
  • O texto está em espaçamento duplo, fonte Arial 12, emprega itálico em termos estrangeiros.
  • Confirmo que TODAS as figuras  foram enviadas uma a uma como arquivo do tipo "Figuras", necessários para a diagramação, juntamente com o texto completo.
  • Confirmo que anexei como arquivo do tipo "Documentos" o Termo de Reconhecimento de Direitos Patrimoniais à Epagri, com a assinatura de todos os organizadores e/ou autores da obra.
  • No caso de uso de imagens com fotos de pessoas confirmo que inclui o "Termo de autorização de uso de imagem adulto" e para menores de idade o "Termo de autorização de uso de imagem menor" como arquivo do tipo "Documentos".
  • Confirmo que o(a) gerente da Unidade de Pesquisa, o(a) coordenador(a) de programa, o(a) gerente da DEGPI/ DERP deram a anuência para a publicação do trabalho, bem como anexei-a como arquivo do tipo "Documentos" no sistema.

Diretrizes para Autores

A publicação deve seguir a Política Editorial da Epagri. Para facilitar a clareza e a objetividade, é aconselhável dividir o texto em itens e subitens.

A série Documentos tem a dimensão preferencial de 16 x 22,5cm, podendo seu tamanho ser adaptado de acordo com a necessidade, principalmente para os documentos especiais. O acabamento é em brochura ou grampo a cavalo, dependendo do número de páginas.

Na capa uma faixa de cor azul-claro (16 x 3cm) com os dizeres DOCUMENTOS No..., ISSN 0100-8986... e a data de impressão, em branco, caracterizam a publicação. Esse item pode ser suprimido em caso de projeto de lay-out diferenciado, como por exemplo, em documentos especiais. Logomarca e identificação da Epagri e do Governo do Estado inseridas na extremidade inferior, em um espaço de 16x 3cm.

     

Conteúdo

            Apresentação: assinada pela Diretoria Executiva.

             Sumário.

             Folha de rosto

             Folha de expediente

             Lista de autores/organizadores

             Introdução 

             Corpo do trabalho

             Considerações finais

             Referências

           

Regras gerais 

            - Nome(s) do(s) autor(es), abaixo do título, com chamada (em número arábico) para notas de rodapé. Estas contêm título acadêmico, instituição a que pertence(m), local de trabalho e endereço completo. Também poderá ser colocada a lista de autores no início do boletim em substituição a informação no rodapé.

            - Corpo do trabalho: deve ser escrito em linguagem simples, de acordo com o público a que se destina. As tabelas e figuras devem ser citadas no texto e são incluídas, preferencialmente, logo após a primeira citação. Assim como Livro, pode haver a divisão dos assuntos em capítulos, com o mesmo esquema de numeração. Mas, via de regra, não é dividido em capítulos e os assuntos são colocados um após o outro, sem necessidade de iniciar novo conteúdo em página ímpar. Contudo deve-se deixar espaço no final da página, quando houver, e começar novo título na página seguinte.

 - Considerações finais: o manuscrito poderá ser encerrado (ou não) com as considerações finais sobre o tema abordado na publicação. Nesta parte do trabalho o(s) autor(es) concluem o assunto abordado, seus principais pontos e tendencias futuras. 

 - Referências: em ordem alfabética seguindo o modelo da ABNT6023 (2018). Os principais modelos de referências dos tipos de publicações seguem logo abaixo. 

 - As figuras (fotografias, desenhos, gráficos) devem estar digitalizadas, em formato JPG ou TIFF, em arquivos separados do texto, com resolução mínima de 300dpi, 15cm de base, e submetidos na plataforma como FIGURAS. A plataforma não aceita figuras maiores que 4 Megabytes.

             • Fotografias que pertencem ao arquivo da Epagri ou tiverem sido feitas pelo autor do texto não necessitam ter identificada a sua autoria. Trabalhos com vários autores terão a autoria das fotos identificada.

            • Figuras já publicadas anteriormente devem conter dados sobre a fonte de onde foram extraídas, e no momento da submissão do artigo deve acompanhar a declaração de anuência do autor por escrito.

            “A Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), em seu artigo 7, diz que a fotografia é obra intelectual protegida. E o artigo 29 aponta que sua reprodução depende de autorização prévia e expressa do autor. Assim, quem viola esses dispositivos fere direitos de personalidade assegurados no artigo 5º da Constituição, atraindo o dever de indenizar na esfera cível.”[1]



[1] Fonte: Boletim de Notícias ConJur (Consultor Jurídico), em https://www.conjur.com.br/2017-fev-28/publicar-fotografia-autorizacao-autor-gera-dano-moral

 - Conflito de interesses – Como o processo de revisão dos artigos pelos consultores ad hoc e do comitê é sigiloso, procura-se evitar interesses pessoais e outros que possam influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

 - Sugerem-se aos autores que evitem citar a instituição, estação experimental ou laboratório onde foi feito o experimento (se for o caso do trabalho) para garantir a revisão às cegas dos trabalhos.

  - Plágio – A revista não admite, em nenhuma hipótese, plágio total ou parcial, nem mesmo autoplágio. A equipe editorial aplica um software detector de plágio em todos os manuscritos submetidos para revisão.

   - Favor indicar em mensagem ao editor uma lista de nomes e respectivos endereços eletrônicos de potenciais revisores na área de submissão do seu artigo ou outra área de conhecimento com os seguintes dados:  Nome completo, e-mail, áreas do conhecimento

 

Exemplos como nota de rodapé:

                           1 Zootecnista, Dr., Epagri / Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Cepaf), C.P. 791, 89801-970 Chapecó, SC, fone: (49) 2049-7510, e-mail: login@epagri.gov.sc.br.

                          2 Médico-veterinário, Dr., Udesc / CAV, Av. Luís de Camões, 2090, Bairro Conta Dinheiro, 88520-000 Lages, SC, fone: (49) 2101-22121, e-mail: login@udesc.br.

                Exemplos como lista de autores:

                      Autor1, Zootecnista, Dr., Epagri / Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Cepaf), C.P. 791, 89801-970 Chapecó, SC, fone: (49) 2049-7510, e-mail: login@epagri.gov.sc.br.

                     Autor2, Médico-veterinário, Dr., Udesc / CAV, Av. Luís de Camões, 2090, Bairro Conta Dinheiro, 88520-000 Lages, SC, fone: (49) 2101-22121, e-mail: login@udesc.br.

         

Exemplos de referências:

Eventos:

DANERS, G. Flora de importância melífera no Uruguai. In: CONGRESSO IBERO-LATINO-AMERICANO DE APICULTURA, 5., 1996, Mercedes. Anais[...] Mercedes, 1996. p.20.

Periódicos no todo:

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DO BRASIL-1999. Rio de Janeiro, IBGE, v.59, 2000. 275p.

Artigo de periódico:

STUKER, H.; BOFF, P. Tamanho da amostra na avaliação da queima acinzentada em canteiros de cebola. Horticultura Brasileira, Brasília, v.16, n.1, p.10-13, 1998.

Artigo de periódico em meio eletrônico (com ou sem DOI):

BECKER, W.F. Avaliação de sistemas de previsão para a septoriose do tomateiro tutorado em Caçador, SC, Brasil. Agropecuária Catarinense, v.32, n.3, p.62-67, 2019. Disponível em: http://publicacoes.epagri.sc.gov.br/index.php/RAC/article/view/383. Acesso em: 26 maio 2020. 

SOUZA, D.M. de; KUTTER, M.T.; FURTADO, P.S.; ROMANO, L.A.; JUNIOR, W.W.; MONSERRAT, J.M.; GARCIA, L. Growth, antioxidant system, and immunological status of shrimp in bioflocs and clear water culture systems. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.54, e00363, 2019. Doi: https://doi. org/10.1590/S1678-3921.pab2019.v54.00363.

 

Livro no todo

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. Recomendação de adubação e calagem para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 3.ed. Passo Fundo, RS: SBCS/Núcleo Regional Sul; Comissão de Fertilidade do Solo – RS/SC, 1994. 224p.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. Manual de adubação e calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 10.ed. Porto Alegre, RS: SBCS/Núcleo Regional Sul; Comissão de Química e Fertilidade do Solo – RS/SC, 2004. 400p.

Capítulo de livro:

SCHNATHORST, W.C. Verticillium wilt. In: WATKINS, G.M. (Ed.). Compendium of cotton diseases. St. Paul: The American Phytopathological Society, 1981. p.41-44.

Teses e dissertações:

CAVICHIOLLI, J.C. Efeitos da iluminação artificial sobre o cultivo do maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.). 1998. 134f. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP, 1998.

Autoria desconhecida:

Em caso de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título, com a primeira palavra em caixa alta:

ASPECTOS do cultivo comercial de quebra-pedra. Agroecologia Hoje, Botucatu, SP, v.1, n.1, p.12-13,  2000.

CONTROLE alternativo de formigas cortadeiras. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, RS, v.1, n.1, p.59-60, 2000.

Autor corporativo (entidades coletivas, governamentais, públicas, etc.):

EPAGRI. Normas técnicas para o cultivo do pessegueiro em Santa Catarina. Florianópolis, SC, 1995. 38p. (Epagri. Boletim Técnico, 23).

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado de Coordenação Geral e Planejamento. Atlas escolar de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 1991, 135p.

BRASIL. Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária. Posto de resfriamento de leite. Brasília, DF, 1995. 25p. (MARA. Perfis Agroindustriais, 2).

 

Exemplos de citação:

Citação com um autor: deve iniciar pelo sobrenome do autor e ano. Se o nome do autor estiver incluído na sentença, apenas a data deve vir entre parênteses.

          - Conforme Lobato (1985), as observações existentes no estado do Rio Grande do Sul revelam valores extremamente baixos.

            - Nesta fase, uma lagarta pode destruir até quatro plantas (SAMER, 1939).

Citação com dois autores: deve iniciar pelos respectivos sobrenomes ligados por “&”, seguidos do ano.

Resultado semelhante foi obtido por Santos & Vencovsky (1985).

Citação com três ou mais autores: deve iniciar pelo sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão “et al.” e do ano.

   Caroso et al. (1981), comparando progênies de clones do cultivar São Gabriel e cultivares americanos de cornichão...

Citação de trabalho cujo autor é uma instituição: deve iniciar pelo nome da instituição, seguido da data. Caso haja subordinação – departamentos, centros, etc. –, esses elementos só devem ser citados nas referências.

Trata-se de um genótipo recomendado para áreas infestadas pelo bicudo (EMBRAPA, 1985).

Citação de vários trabalhos de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano: deve ser diferenciada por letra minúscula após a data, tanto no texto quanto na referência.

          ... número de células doentes em fase inicial, segundo Paula et al. (1990a).

          ... foram obtidas conforme Paula et al. (1990b).

            Mais recentemente, Sy et al. (1978b), Sy et al. (1983a, 1983b)...

Documento

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.