Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Confirmo que TODAS as figuras e tabelas foram enviadas uma a uma como arquivos suplementares, necessários para a diagramação, juntamente com o texto completo para avaliação pelos pares.

     

    URLs para as referências foram informadas quando utilizadas fontes de ambiente virtual.

  • O texto está em espaçamento duplo, fonte Arial 12, emprega itálico em termos estrangeiros. As figuras e tabelas, com respectivas legendas, estão inseridas no final do texto em resolução baixa e em ARQUIVO SUPLEMENTAR em alta resolução.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    Por gentileza, para ampliarmos nosso quadro de revisores ad hoc, queira nos indicar em mensagem ao editor uma lista de nomes e respectivos endereços eletrônicos de potenciais revisores na área de submissão do seu artigo ou outra área de conhecimento.

    Com os seguintes dados:

    Nome completo, e-mail, áreas do conhecimento

Diretrizes para Autores

Os trabalhos devem ser submetidos à editoria técnica da Epagri através do portal de publicações da Epagri no endereço http://publicacoes.epagri.sc.gov.br/ ou diretamente no endereço http://publicacoes.epagri.sc.gov.br/index.php/livros/ 


O documento deve estar em espaçamento duplo, fonte Arial 12 e margens de 2,5cm. 


Matérias ligadas à agropecuária e à pesca e dentro do contexto de atuação da Epagri são aceitas para publicação desde que se enquadrem nas seguintes normas:

 

1.

 

Ao submeter

Devem constar nos metadados do artigo submetido (informados pela plataforma de submissão): formação profissional do autor e do(s) coautor(es), título de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado), nome e endereço da instituição em que trabalha, telefone para contato, endereço eletrônico e entidade financiadora do trabalho (antes do(s) currículo(s)), se houver. Alguns exemplos seguem abaixo, sendo altamente recomendável o máximo de três coautores por artigoATENÇÃO: esses dados devem ser informados na plataforma e irão aparecer somente na versão final do manuscrito, depois que receber a ACEITAÇÃO do Editor da RAC.

1 Zootecnista, Dr., Epagri / Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Cepaf), C.P. 791, 89801-970 Chapecó, SC, fone: (49) 2049-7510, e-mail: nome@epagri.gov.sc.br.

2 Médico-veterinário, Dr., Udesc / CAV, Av. Luís de Camões, 2090, Bairro Conta Dinheiro, 88520-000 Lages, SC, fone: (49) 2101-22121, e-mail: nome@udesc.br.

Engenheiro-agrônomo, Dr., Epagri / Cepaf, e-mail: nome@epagri.sc.gov.br.

4 Economista, M.Sc., Epagri / Estação Experimental de Itajaí, C.P. 277, 88301-970 Itajaí, SC, fone: (47) 3233-5244, e-mail: nome@epagri.sc.gov.br. 

5 Acadêmico do Curso de Agronomia, Unoesc, campus Xanxerê, e-mail: nome@hotmail.com.

6 Engenheiro de aquicultura, Dr., Nupa Sul-1 do IFCCA, e-mail: nome@ifc-araquari.edu.br.

Formato para mais de um autor por unidade de pesquisa, com mesma titulação:

7 Engenheiro-agrônomo, Dr., Epagri / Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa), Rod. Admar Gonzaga, 1486, Florianópolis/SC, Fone: (48) 36655078, e-mail: endereco_nome1@epagri.sc.gov.br, endereco_nome2@epagri.sc.gov.br. 

Da mesma Instituição, já mencionada, não colocar o nome da Unidade de pesquisa por extenso, apenas a sigla. Exemplo para autores com titulação diferente, acrescentar nova linha na nota de rodapé:

8 Engenheiro-agrônomo, M.Sc., Epagri / Cepa, e-mail: endereco@epagri.sc.gov.br.

Observação: há um entendimento que a autoria de um artigo preconiza que qualquer um dos autores tenha condições de defender o trabalho em qualquer evento, e tenha efetivamente contribuído para a produção do texto. Os casos de colaboração, apoio técnico ou financeiro, são inseridos ao final da parte técnica do artigo e antes das referências, com subtítulo Agradecimentos.

8. As citações no texto devem ser feitas por sobrenome e ano, com apenas a primeira letra maiúscula se no texto; se entre parênteses, TODAS maiúsculas. Quando houver dois autores, separar por “&”; se houver mais de dois, citar o primeiro seguido por “et al.” (sem itálico).

9. Tabelas e figuras geradas no Word não devem estar inseridas no texto e devem vir numeradas, ao final da matéria, em ordem de apresentação, com as devidas legendas. Gráficos gerados no Excel devem ser enviados, com as respectivas planilhas, em arquivos separados do texto. As tabelas e as figuras (fotos e gráficos) devem ter título claro e objetivo e ser autoexplicativas. O título da tabela deve estar acima dela, e o título da figura, abaixo. As tabelas devem ser abertas à esquerda e à direita, sem linhas verticais e horizontais, com exceção daquelas para separação do cabeçalho e do fechamento. As abreviaturas devem ser explicadas ao aparecerem pela primeira vez. As chamadas devem ser feitas em algarismos arábicos sobrescritos, entre parênteses e em ordem crescente (ver modelo).

10. As fotografias (figuras) devem estar digitalizadas, em formato JPG ou TIFF, em arquivos separados do texto, com resolução mínima de 300dpi, 15cm de base, e submetidos na plataforma como ARQUIVOS SUPLEMENTARES.

11. As matérias apresentadas para as seções Registro, Opinião e Conjuntura devem orientar-se pelas normas deste item.

11.1 Opinião – deve discorrer sobre assuntos que expressam a opinião do autor e não necessariamente da Revista sobre o fato em foco. O texto deve ter até cinco páginas.

11.2 Conjuntura – matérias que enfocam fatos atuais com base em análise econômica, social ou política, cuja divulgação é oportuna. Não devem ter mais que dez páginas.

12. O arquivo com o trabalho textual deve ser submetido ao sistema em formato Word para Windows, letra Arial, tamanho 12, espaço duplo. Devem ter margem superior, inferior e laterais de 2,5cm, estar paginados e com as linhas numeradas.

13. As referências devem estar restritas à literatura citada no texto, de acordo com a ABNT e em ordem alfabética. Não são aceitas citações de dados não publicados e de publicações no prelo. 

14. Conflito de interesses – Como o processo de revisão dos artigos pelos consultores ad hoc e do Comitê é sigiloso, procura-se evitar interesses pessoais e outros que possam influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

15. Plágio – A revista não admite, em nenhuma hipótese, plágio total ou parcial.

Exemplos de referências:

Eventos:

DANERS, G. Flora de importância melífera no Uruguai. In: CONGRESSO IBERO-LATINO-AMERICANO DE APICULTURA, 5., 1996, Mercedes. Anais... Mercedes, 1996. p.20.

Periódicos no todo:

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DO BRASIL-1999. Rio de Janeiro, IBGE, v.59, 2000. 275p.

Artigo de periódico:

STUKER, H.; BOFF, P. Tamanho da amostra na avaliação da queima acinzentada em canteiros de cebola. Horticultura Brasileira, Brasília, v.16, n.1, p.10-13, maio 1998.

Artigo de periódico em meio eletrônico:

SILVA, S.J. O melhor caminho para atualização. PC World, São Paulo, n.75, set. 1998. Disponível em: <www.idg.com.br/abre.htm>. Acesso em: 10 set. 1998.

Livro no todo:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. Recomendação de adubação e calagem para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 3.ed. Passo Fundo, RS: SBCS/Núcleo Regional Sul; Comissão de Fertilidade do Solo – RS/SC, 1994. 224p.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. Manual de adubação e calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 10.ed. Porto Alegre, RS: SBCS/Núcleo Regional Sul; Comissão de Química e Fertilidade do Solo – RS/SC, 2004. 400p.

Capítulo de livro:

SCHNATHORST, W.C. Verticillium wilt. In: WATKINS, G.M. (Ed.).Compendium of cotton diseases. St. Paul: The American Phytopathological Society, 1981. p.41-44.

Teses e dissertações:

CAVICHIOLLI, J.C. Efeitos da iluminação artificial sobre o cultivo do maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.). 1998. 134f. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP, 1998.

Autoria desconhecida:

            Em caso de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título, com a primeira palavra em caixa alta:

ASPECTOS do cultivo comercial de quebra-pedra. Agroecologia Hoje, Botucatu, SP, v.1, n.1, p.12-13, fev./mar. 2000.

CONTROLE alternativo de formigas cortadeiras. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, RS, v.1, n.1, p.59-60, jan./mar. 2000.

Autor corporativo (entidades coletivas, governamentais, públicas, etc.):

EPAGRI. Normas técnicas para o cultivo do pessegueiro em Santa Catarina. Florianópolis, SC, 1995. 38p. (Epagri. Boletim Técnico, 23).

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado de Coordenação Geral e Planejamento. Atlas escolar de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 1991, 135p.

BRASIL. Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária. Posto de resfriamento de leite. Brasília, DF, 1995. 25p. (MARA. Perfis Agroindustriais, 2).

 

Exemplos de citação:

Citação com um autor: deve iniciar pelo sobrenome do autor e ano. Se o nome do autor estiver incluído na sentença, apenas a data deve vir entre parênteses.

          - Conforme Lobato (1985), as observações existentes no Estado do Rio Grande do Sul revelam valores extremamente baixos.

            - Nesta fase, uma lagarta pode destruir até quatro plantas (SAMER, 1939).

Citação com dois autores: deve iniciar pelos respectivos sobrenomes ligados por “&”, seguidos do ano.

Resultado semelhante foi obtido por Santos & Vencovsky (1985).

Citação com três ou mais autores: deve iniciar pelo sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão “et al.” e do ano.

   Caroso et al. (1981), comparando progênies de clones do cultivar São Gabriel e cultivares americanos de cornichão...

Citação de trabalho cujo autor é uma instituição: deve iniciar pelo nome da instituição, seguido da data. Caso haja subordinação – departamentos, centros, etc. –, esses elementos só devem ser citados nas referências.

Trata-se de um genótipo recomendado para áreas infestadas pelo bicudo (Embrapa, 1985)

Citação de vários trabalhos de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano: deve ser diferenciada por letra minúscula após a data, tanto no texto quanto na referência.

          ... número de células doentes em fase inicial, segundo Paula et al. (1990a).

          ... foram obtidas conforme Paula et al. (1990b).

            Mais recentemente, Sy et al. (1978b), Sy et al. (1983a, 1983b)...

 

Exemplo de formato de tabela:

Tabela 1. Peso médio dos frutos no período de 1993 a 1995 e produção média desses três anos, em plantas de macieira, cultivar Gala, tratadas com diferentes volumes de calda de raleantes químicos(1)

Tratamento

Peso médio dos frutos

Produção média

1993

1994

1995

Média

 

.............................. g ................................

kg ha-1

Testemunha

113

d

 95

d

80

d

96,0

68.724

Raleio manual

122

cd

110

bc

100

ab

110,7

47.387

16L ha-1

131

abc

121

a

91

bc

114,3

45.037

300L ha-1

134

ab

109

bc

94

bc

112,3

67.936

430L ha-1

122

cd

100

dc

88

cd

103,3

48.313

950L ha-1

128

abc

107

bc

92

bc

109,0

59.505

1.300L ha-1

138

a

115

ab

104

a

119,0

93.037

1.900L ha-1 com

pulverizador manual

125

bc

106

bc

94

abc

108,4

64.316

1.900L ha-1 com

turboatomizador

133

ab

109

bc

95

abc

112,3

64.129

CV (%)

4,8

6,4

6,1

6,4

-

Probabilidade (teste F)

0,0002(2)

0,011(2)

-

-

-

          

(1) Médias seguidas pela mesma letra, nas colunas, não diferem entre si pelo teste de Duncan a 5% de probabilidade.

(2) Teste F significativo a 1% de probabilidade.

CV = coeficiente de variação.

Fonte: Camilo & Palladini. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.35, n.11, nov. 2000.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.