Revistas

  • Agropecuária Catarinense

    Agropecuária Catarinense (RAC) é uma revista científica que publica trabalhos técnico-científicos sobre temas originais em pesquisa agropecuária, extensão rural e pesqueira. A revista possui periodicidade quadrimestral (Abril, agosto e dezembro), sendo editada desde março de 1988 pela Epagri. A RAC está disponível on-line desde 2016 via sistema OJS, incluindo as edições publicadas de 2000 até 2022. O público alvo é composto por pesquisadores, extensionistas, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de ciências agrárias e correlatas. Aceitam-se artigos submetidos por autores de instituições de pesquisa e educação.


    A revista aceita artigos em inglês e português e não cobra taxas de publicação.  Aceitam-se artigos submetidos por autores de instituições de pesquisa e educação.


     A Agropecuária Catarinense está presente em treze bases: Agrobase (Mapa); Agris (FAO); Diadorim (Ibict); CAB internacional; DOAJ; FSTA, PKP Index; Períódicos da Capes; Revistas de Livre Acesso (CNEN); Redib (Rede ibero americana de inovação e conhecimento científico; Latindex (catálogo 2.0), Oasis (Ibict) and La referencia (Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas).
  • Boletim Didático

    O Boletim Didático (BD) é um documento auxiliar e didático com periodicidade irregular. É redigido em linguagem técnica, mas acessível, que visa orientar e instruir a implementação ou aplicação de tecnologias geradas, adaptadas ou compiladas por técnicos da Epagri

    Tem como público preferencial agricultores, pescadores, donas de casa e jovens rurais assistidos; técnicos que atuam na assistência técnica e extensão rural; estudantes de escolas rurais de ensino fundamental e médio.

    Para acessar a lista completa de Boletins Didáticos disponíveis em meio digital clique na opção Anteriores do Menu principal no topo do portal Boletim Didático.

  • Boletim Técnico

    O objetivo do Boletim Técnico (BT) é divulgar e difundir as tecnologias geradas ou adaptadas por técnicos da Epagri ou em parceria com outras instituições, e que sejam de interesse para o desenvolvimento do setor rural ou pesqueiro do Estado de Santa Catarina.

    O BT é uma publicação técnica conclusiva e abrangente. Tem por base trabalhos de pesquisa, revisões bibliográficas ou práticas culturais de uso corrente.

    O público preferencial são técnicos dos escritórios municipais de assistência técnica e extensão rural, de cooperativas, de empresas agrícolas, de unidades de pesquisa, de sindicatos rurais; lideranças, empresários rurais e pesqueiros; professores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de ciências agrárias e correlatas.

    Para acessar a lista completa de Boletins Técnicos disponíveis em meio digital clique na opção Anteriores do Menu principal no topo do portal  Boletim Técnico.

  • Documentos

    O objetivo de Documentos (DOC) é registrar e difundir informações técnicas e administrativas relacionados com as atividades programadas e desenvolvidas na Epagri, cujo conteúdo e forma de apresentação não sejam adequados às demais publicações da Empresa.

    A série Documentos é caracterizada por ser de periodicidade irregular. Nela são incluídos um ou mais assuntos de caráter técnico, de interesse específico. É uma publicação que traz discussões/informações sobre estudos de pesquisa e desenvolvimento; traz também resultados de estudos relacionados à gestão e ao planejamento em P&D, em transferência de tecnologia e em gestão organizacional, sem atender aos padrões estruturantes de um artigo científico. Cada número poderá tratar de um assunto específico ou de vários assuntos. 

  • Sistemas de Produção

    O objetivo de um Sistema de Produção (SP) é registrar e divulgar as tecnologias e os resultados dos conhecimentos obtidos pelas unidades da Epagri, complementados por informações de outras fontes, como, por exemplo, de entidades de pesquisa do ramo e experiências de produtores, desde que devidamente validadas. Trata-se da identificação de procedimentos e padrões técnicos do processo produtivo de uma determinada atividade agrícola.

    A série Sistemas de Produção contempla publicações de periodicidade irregular, que se caracterizam por oferecer, de forma ampla, objetiva e de fácil compreensão, todas as etapas do processo produtivo de explorações econômicas de espécies vegetais e animais. Cada publicação abordará um determinado cultivo ou criação, com abordagens sobre os avanços da tecnologia de produção. O trabalho tem origem entre pesquisadores e entre extensionistas rurais e pode incluir agricultores. As Normas Técnicas e as Orientações Técnicas para culturas ou produtos são editadas também como Sistemas de Produção.

    Para acessar a lista completa dos Sistemas de Produção disponíveis em meio digital clique na opção Anteriores do Menu principal no topo do portal Sistemas de Produção.

  • Boletim Agropecuário

    O  Boletim Agropecuário é uma publicação do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa), unidade de pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Ele reúne as informações conjunturais de alguns dos principais produtos agropecuários do estado de Santa Catarina. O objetivo deste documento é apresentar, de forma sucinta, as principais informações conjunturais referentes ao desenvolvimento das safras, da produção e dos mercados para os produtos selecionados. 

  • Informe técnico

          O Informe Técnico é uma publicação da Epagri que tem como objetivo divulgar informações técnicas para produtores, técnicos e a sociedade em geral que requeiram o alcance rápido do público a que se destina.  A publicação informa, orienta, sugere ou indica recomendações a respeito de um assunto que é avaliado com certa periodicidade, como  uma praga, o estágio fenológico de uma cultura, ou uma condição climática com monitoramento no tempo. 


       

  • Nota Técnica

    A Nota técnica é uma publicação da Epagri que tem como objetivo de divulgar as informações técnicas importantes e emergenciais para produtores e técnicos tomarem decisões imediatas que sejam de interesse para a proteção ou o desenvolvimento do setor rural ou pesqueiro do Estado de Santa Catarina. 


     

  • Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina

    A Síntese é um documento que disponibiliza informações dos setores agrícola, pecuário, florestal e aquícola de Santa Catarina. O documento tem uma parte voltada a análises de aspectos mais gerais como: evolução do valor bruto da produção da agropecuária estadual, desempenho das exportações do agronegócio, mudanças estruturais na agricultura catarinense, aplicação de recursos do crédito rural, entre outros, e outra parte com análises do desempenho produtivo e mercadológico das principais cadeias produtivas da agricultura estadual. Nesta parte são analisadas os seguintes segmentos: alho, arroz, banana, cebola, feijão, maçã, milho, soja, tabaco, tomate, trigo e uva e vinho, carne bovina, carne de frango, carne suína, leite, mel, aquicultura e o setor florestal.