Sintese Anual da Agricultura de Santa Catarina 2016-2017

Epagri / Cepa

Resumo


Apresentamos a 38ª Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina.
A exemplo da edição anterior, nessa Síntese destaca-se a apresentação do cálculo do Valor Bruto de Produção (VBP) dos principais produtos da agropecuária catarinense, por meio de metodologia desenvolvida pela Epagri/Cepa. Na capa utilizamos uma figura que expressa graficamente a distribuição desse VBP, que mostra que cinco produtos – frangos, suínos, leite, soja e fumo – contribuem com dois terços de toda a produção agropecuária estadual.

O cálculo do VBP retrata também uma característica que diferencia Santa Catarina dos demais estados e do Brasil, que é o predomínio da produção animal sobre a vegetal: dos R$29,571 bilhões estimados como VBP do ano de 2017, 60% são provenientes da produção animal.
Esta edição da Síntese informa também que o valor exportado pelo agronegócio catarinense em 2016 foi de 4,883 bilhões de dólares, montante ligeiramente inferior aos 4,931 bilhões de dólares obtidos em 2015, mas bem abaixo dos 5,784 bilhões de dólares alcançados em 2014. Ainda assim, foram 522 itens exportados pelo agronegócio, representando 64% do valor total das exportações de Santa Catarina, percentual bem acima dos 45% que o agronegócio nacional representou do valor total das exportações do Brasil.

A Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina 2016-2017 contempla também análise sobre a aplicação do crédito rural no Brasil e em Santa Catarina, análise climática do Estado catarinense e análises sobre o desempenho produtivo e mercadológico das principais cadeias produtivas da agropecuária estadual.

Agradecemos a todas as pessoas e entidades que colaboraram para sua realização e informamos que a versão eletrônica desta e de edições anteriores estão disponíveis no endereço http:// www.cepa.epagri.
sc.gov.br, no item Publicações.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Epagri

Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina

ISSN  on-line

ISSN 1677-5953 impresso

 

Epagri / Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa)

Fone: (48) 3665 5078