Cerca elétrica no Sistema de Pastoreio Racional Voisin
Resumo
O Programa Pecuária da Epagri tem como diretriz técnica a utilização e a recomendação dos princípios do Pastoreio Racional Voisin no manejo das pastagens.
No planejamento e na estruturação de um projeto de Pastoreio Racional Voisin, existe uma sequência ordenada de etapas, desde a fase de convencimento do produtor até o processo de orientação e assistência técnica. A observação e a sequência de todas as etapas são fundamentais para a obtenção de um sistema
eficiente e eficaz, em que nenhuma dessas fases seja suprimida, evitada ou adiada, para evitar que o projeto siga um curso errático, mal planejado ou ineficiente.
As etapas e os seus procedimentos operacionais foram concebidas para nos dar condições de operar rápida e eficientemente na estruturação e no manejo do sistema de Pastoreio Racional Voisin. Elas são frutos das experiências vividas pelos extensionistas rurais da Epagri que atuam no Programa Pecuária e na elaboração de projetos de Pastoreio Racional Voisin.
O surgimento da cerca elétrica colocou à disposição do produtor um novo padrão de cerca. Comparada com a cerca de arame farpado, a cerca elétrica tem menor custo, mais praticidade de manejo e não provoca danos físicos aos animais. É, sem dúvida, o meio mais eficiente para obter-se grande número de piquetes, favorecendo assim a melhoria da eficiência no manejo das pastagens.
O presente trabalho destina-se a oferecer aos técnicos o devido roteiro para planejamento e estruturação de um Sistema de Pastoreio Racional Voisin, bem como uma revisão sobre as possibilidades técnicas do uso da cerca elétrica, com informações detalhadas sobre sua instalação e manejo.