Sistema de Produção Integrada de Cebola (Sispic): Caderno de Campo par a uso do produtor
Resumo
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), junto com seus parceiros insttucionais – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Insttuto Federal Catarinense (IFC/Campus Rio do Sul) – é responsável pelo desenvolvimento do projeto “Produção Integrada de Cebola para o Estado de Santa Catarina” (PIC). O Projeto está sob a coordenação da Estação Experimental de Ituporanga, que há mais de 30 anos tem seu foco de atuação na cultura da cebola.
O projeto PIC, iniciado em 2014, tem por objetvo desenvolver pesquisas e ações de difusão que sirvam de base para implementar a produção integrada da cebola em Santa Catarina. Como se trata de um processo, o desenvolvimento do Sispic é contnuo e evolui à medida que o conhecimento cientfco é agregado e as relações sociais avançam. O Sispic é um sistema de produção que considera as boas prátcas agrícolas (BPAs) advindas de tecnologias existentes (ou a serem desenvolvidas), baseadas na regulação do ecossistema, conservação dos recursos naturais e minimização dos efeitos secundários inconvenientes decorrentes da atvidade agrícola.
O presente Caderno de Campo do Produtor (CCP) foi desenvolvido com o intuito de auxiliar ao produtor rural no acompanhamento e planejamento de suas atividades com base nos preceitos das boas prátcas agrícolas. A rastreabilidade e a comprovação da qualidade de seu produto ao mercado (varejista ou atacadista) também será possível. Uma das dúvidas que surgem ao agricultor é o que vem a ser “rastreabilidade”. Respondemos a você: Rastreabilidade é a capacidade de identfcar exatamente onde, quando e por quem o produto foi produzido.
O Caderno de Campo do Produtor é um instrumento que auxilia o produtor no controle do processo de produção e venda do produto. Com ele, devem ser reunidos documentos que comprovem como foi realizada a produção e para quem o produto (bulbos de cebola) foi comercializado. Esse processo permitrá a rastreabilidade de sua cebola. Para melhorar o planejamento de sua lavoura, outros controles podem ser utlizados, como o controle de estoque dos produtos armazenados, o uso de embalagens identfcadas e a planilha de manutenção de equipamentos e implementos. Todas essas medidas, junto a outras descritas no Manual de Boas Prátcas Agrícolas, são necessárias para o agricultor certfcar seu produto na Produção Integrada.