Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANCs

Autores

  • Cristina Ramos Callegari Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
  • Altamiro Morais Matos Filho Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Resumo

O circuito comercial de vegetais atualmente é dominado por algumas poucas plantas. Como esse modelo gera dietas restritas que não contemplam certos nutrientes e compostos bioativos importantes para o metabolismo, isso acaba sendo compensado com o consumo de suplementos. O ideal seria diversificar o consumo de plantas, proporcionando uma alimentação variada que forneça todos os nutrientes que nosso organismo precisa. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) são uma opção que pode preencher esse espaço. Algumas delas têm propriedades medicinais e seus compostos bioativos contribuem com a promoção da saúde. Além de serem plantas com potencial para geração de renda, são um ótimo caminho para uma alimentação adequada, saudável e responsável. 

Este boletim didático faz parte do Projeto de Identificação, Cultivo e Consumo de PANCs, realizado pela Epagri/Gerência Regional de Florianópolis.  A ação abrange os municípios de Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Botuverá, Canelinha, Florianópolis, Guabiruba, Major Gercino, Governador Celso Ramos, Nova Trento, Palhoça, São João Batista, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São José, São Pedro de Alcântara, Tijucas e outras localidades situadas na Grande Florianópolis. 

Além de oferecer outras alternativas de consumo para as pessoas, esta publicação tem como objetivo estimular o cultivo e o consumo das PANCs mostrando ao público a riqueza de um alimento geralmente desconsiderado pelo consumidor moderno. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

Callegari, C. R., & Matos Filho, A. M. (2018). Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANCs. Boletim Didático, 1(142), 53. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/BD/article/view/409