Rampa de abastecimento de pulverizadores e depósito de embalagem de agrotóxicos
Resumo
A cultura da macieira no sul do Brasil necessita de uma série de tratamentos
ftossanitários em seu ciclo vegetatvo, pois as principais variedades plantadas – Gala e Fuji – são altamente suscetveis às principais doenças e pragas da cultura.
O volume de agrotóxicos utlizado é bastante signifcatvo e varia conforme a safra segundo as condições climátcas do ano, as quais podem ou não favorecer a incidência de pragas e doenças. Em algumas safras o ciclo vegetatvo da macieira pode encerrar com aproximadamente 40 tratamentos ftossanitários. Em virtude do volume de agrotóxicos utlizado durante o ciclo vegetatvo da cultura da macieira, faz-se necessário um manejo adequado dos resíduos de agrotóxicos, da água utlizada para preparo da calda e das
embalagens cheias e vazias desses produtos químicos.
Não existe uma normatva específca para construção de depósitos de agrotóxicos e pisos de abastecimento de pulverizadores na frutcultura até a data desta publicação, mas o modelo proposto toma como base e segue a legislação nacional de utlização de agrotóxicos (Lei no 7808, de 11/07/1989), a instrução normatva de 04/03/2005 - NR31 do Ministério do Trabalho, as exigências da Produção Integrada de Frutas (PIF) e a certfcação GlobalGap. Sua construção também deve atender a legislação ambiental do novo Código Florestal Brasileiro (Lei no 12651, de 25/05/2012).