Catálogo de cultivares 2016 - 2017: Epagri

Autores

  • Epagri /DEGPI

Palavras-chave:

genótipos, variedades

Resumo

O extraordinário aumento das produtividades das lavouras em Santa Catarina nos últimos 30 anos é em grande parte fruto dos programas de melhoramento genético desenvolvidos pela Epagri.
Este catálogo apresenta os principais cultivares desenvolvidos pela Empresa. Além dos cultivares divulgados na primeira edição, foram acrescentados outros materiais que estão disponíveis atualmente.
O público preferencial é o produtor catarinense, mas o mercado costuma valorizar a qualidade e vai além das fronteiras do Estado, fazendo com que os cultivares da Epagri atraiam o interesse de produtores de outros estados e países vizinhos.
Cada cultivar possui características distintas desenvolvidas para atender as demandas dos produtores nas diversas regiões de Santa Catarina. As características agronômicas, industriais e culinárias, bem como a avaliação sensorial, são determinantes para a boa aceitação dos cultivares. Além disso, a temperatura, a luminosidade, a disponibilidade de água e a tolerância a doenças e pragas são fatores cruciais para a adaptação e o desenvolvimento dos cultivares. As épocas de semeadura e maturação também são importantes para o financiamento e o seguro agrícola (Proagro).
O aumento da produtividade dos produtos agrícolas é um desafio que os nossos pesquisadores enfrentam diariamente. Com as alterações climáticas cada vez mais frequentes, a busca de cultivares adaptados às condições locais de cultivo tornou-se um dos principais objetivos dos programas de melhoramento genético da Epagri.
Entre os diversos cultivares disponíveis nesta publicação, você certamente irá encontrar a semente ou a muda que procura.
Para mais informações técnicas sobre os cultivares da Epagri, veja ao final da publicação lista com as unidades de pesquisa ou faça contato por e-mail diretamente com o responsável.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

/DEGPI, E. (2019). Catálogo de cultivares 2016 - 2017: Epagri. Documentos. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/DOC/article/view/513

Edição

Seção

Documento