TOMATORG: Sistema Orgânico de Produção de Tomates em Santa Catarina

Autores

  • Rafael Gustavo Ferreira Morales Epagri / Estação Experimental de Itajaí
  • Euclides Schallenberger Epagri / Estação Experimental de Itajaí
  • Rafael Ricardo Cantú Epagri / Estação Experimental de Itajaí
  • Alexandre Visconti Epagri / Estação Experimental de Itajaí
  • Marcelo Mendes de Haro Epagri / Estação Experimental de Itajaí
  • Andrey Martinez Rebelo Epagri / Estação Experimental de Itajaí
  • Paulo Francisco da Silva Epagri / Gerencia Estadual de Extensão Rural
  • Antônio Henrique dos Santos Epagri / Gerencia regional de Itajaí
  • Deise Vasconcelos Cugnier

Palavras-chave:

Orgânicos, Tomate, Hortaliças

Resumo

Dentre as hortaliças produzidas no sistema orgânico, o tomateiro é a que apresenta os maiores desafios. Com base nessas dificuldades é que a Epagri de Itajaí criou o Sistema Orgânico de Produção de Tomates em Santa Catarina (TOMATORG). O sistema engloba todas as práticas culturais necessárias para a correta produção de tomate orgânico. As tecnologias preconizadas nesta publicação possibilitam que alguns produtores obtenham produtividades superiores a 80 t ha-1, sendo o dobro do observado comumente por produtores orgânicos no Estado de Santa Catarina.

Esta publicação reúne os conhecimentos gerados por 16 anos de pesquisa, com trabalhos de experimentação agrícola dentro da Epagri de Itajaí, pesquisas participativas com tradicionais produtores de tomate orgânico e pela experiência de técnicos da Epagri envolvidos com a cadeia produtiva.

A obra é destinada aos técnicos de extensão rural, estudantes de Agronomia e aos produtores que estão ou querem produzir tomate orgânico. Como a publicação aborda práticas culturais aplicáveis a muitas hortaliças, também poderá ser utilizada como guia em cursos e treinamentos realizados pela Epagri sobre a produção orgânica de diferentes cultivos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Gustavo Ferreira Morales, Epagri / Estação Experimental de Itajaí

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2010), doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (2012) e pós-doutorado em produção vegetal pela Universidade Federal do Paraná (2014).

Euclides Schallenberger, Epagri / Estação Experimental de Itajaí

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (FAEM-UFPel) (1979), mestrado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP-Botucatu (1994) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2005).

Rafael Ricardo Cantú, Epagri / Estação Experimental de Itajaí

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Agronomia - Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2014).

Alexandre Visconti, Epagri / Estação Experimental de Itajaí

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1990), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Marcelo Mendes de Haro, Epagri / Estação Experimental de Itajaí

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2008), mestrado em Agronomia (Entomologia) pela Universidade Federal de Lavras (2011) e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Lavras (2014). Possui PhD pela Lancaster University, Reino Unido (2011-2015). Foi Pós Doutor Junior pelo CNPq no Departamento de Entomologia da Universidade Federal de Viçosa (2014-2015).

Andrey Martinez Rebelo, Epagri / Estação Experimental de Itajaí

Farmacêutico Industrial habilitado (1998-2000) e graduado em farmácia (1994-1998) pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI – SC, Mestre em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000-2002) e Doutor em Química Analítica pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2011-2014).

Paulo Francisco da Silva, Epagri / Gerencia Estadual de Extensão Rural

Possui graduação em Agronomia (PUC –RS) Faculdade de Agronomia Veterinária e Zootecnia (1986), graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981) e mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1999).

Antônio Henrique dos Santos, Epagri / Gerencia regional de Itajaí

Possui graduação em Engenharia agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) especialização em mecanização agrícola com cursos na Alemanha, no ano de 1989 (GTZ) e no Japão em 1992 pela JICA. Possui mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005).

Deise Vasconcelos, Cugnier

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), Mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), é auditora líder ISO 9001:2015 - Sistema de Gestão da Qualidade - IRCA (2016) e tem Formação específica para auditores em matéria de certificação de produto (UNE EN ISO/IEC 17065) pela Fundación IDEA de la Ingenería Agrícola (2017).

Downloads

Publicado

2020-11-03

Como Citar

Ferreira Morales, R. G., Schallenberger, E., Cantú, R. R., Visconti, A., Mendes de Haro, M., Martinez Rebelo, A., da Silva, P. F., dos Santos, A. H., & Vasconcelos, D. (2020). TOMATORG: Sistema Orgânico de Produção de Tomates em Santa Catarina. Sistemas De Produção, (53). Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/SP/article/view/459