Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Confirmo que está sendo submetido o trabalho completo, com todos os capítulos e os arquivos suplementares. Todas as partes foram inseridas, tais como, páginas pré-textuais, resumo da obra, apresentação, lista completa de autores com titulação, instituição e dados de contato, etc.
  • O arquivo da submissão está  em formato Microsoft Word ou similar
  • Citações e referências estão de acordo com as regras da publicação? As referências com URLs e DOIs foram informadas quando utilizadas fontes de ambiente virtual?
  • O texto está em espaçamento duplo, fonte Arial 12, emprega itálico em termos estrangeiros.
  • Confirmo que TODAS as figuras  foram enviadas uma a uma como arquivos do tipo "Fguras" (jpg, tiff), necessários para a diagramação, juntamente com o texto completo.
  • Confirmo que anexei o Termo de Reconhecimento de Direitos Patrimoniais à Epagri como arquivo do tipo "Documentos", com a assinatura de todos os organizadores e/ou autores da obra.
  • No caso de uso de imagens com fotos de pessoas confirmo que inclui o "Termo de autorização de uso de imagem adulto" e para menores de idade o "Termo de autorização de uso de imagem menor" como arquivo do tipo "Documentos".
  • Confirmo que anexei o termo de a anuência para a publicação do trabalho do(a) gerente da Unidade de Pesquisa, o(a) coordenador(a) de programa, e/ou o(a) gerente da DEGPI/ DERP, o qual foi anexado como arquivo do tipo "Documentos" no sistema.

Diretrizes para Autores

A publicação deve seguir a Política Editorial da Epagri. Para facilitar a clareza e a objetividade, é aconselhável dividir o texto em itens e subitens. A série Boletim Técnico tem preferencialmente a dimensão de 16 x 22,5cm, podendo seu tamanho ser alterado de acordo com a necessidade. É importante frisar que a submissão da publicação para avaliação deve ser acompanhada de uma anuência da gerencia da unidade responsável pelo Boletim técnico.  

Conteúdo

            Apresentação: assinada pela Diretoria Executiva.

            Sumário.

             Folha de rosto

             Folha de expediente

             Lista de autores/organizadores

             Introdução 

             Corpo do trabalho

             Considerações finais

             Referências

           

Regras gerais 

               O nome(s) do(s) autor(es) seguem abaixo do título do capítulo (opcionalmente, quando não for feita a opção pela página com a lista completa de autores), com chamada (em número arábico) para notas de rodapé. Estas contêm título acadêmico, instituição a que pertence(m), local de trabalho e endereço completo.

            Corpo do trabalho: A série Boletim técnico se destina a um público técnico (técnicos agrícolas, Engenheiros agronomos, etc.) devendo a linguagem ser compativel com o publico alvo. A publicaçao deve começar por uma introdução. Se o assunto da publicação tratar-se de descrição de doenças, insetos ou plantas daninhas, sobre construções, uso de equipamentos ou outro assunto que não for oriundo de uma pesquisa experimental, o autor poderá dar o formato mais adequado ao texto para divulgar, da melhor maneira possível, a informação a ser veiculada. Normalmente segue as orientações do Livro, ou seja, os assuntos são divididos em títulos, subtítulos, itens e sub-itens, com as respectivas numerações. Como não há capítulos, os assuntos são colocados um após o outro, sem necessidade de iniciar novo assunto em página ímpar. Mas deixar espaço no final da página, quando houver, e começar novo título na página seguinte.

No caso de o assunto ser oriundo de experimentação, o formato a utilizar será: Introdução, Material e métodos, Resultados e discussão, Conclusões (Considerações finais) e Referências.

 - Considerações finais: o manuscrito poderá ser encerrado (ou não) com as considerações finais sobre o tema abordado na publicação. Nesta parte do trabalho o(s) autor(es) concluem o assunto abordado, seus principais pontos e tendencias futuras. 

 - Referências: em ordem alfabética seguindo o modelo da ABNT6023 (2018). Os principais modelos de referências dos tipos de publicações seguem logo abaixo. 

 - As figuras (fotografias, desenhos, gráficos) devem estar digitalizadas, em formato JPG ou TIFF, em arquivos separados do texto, com resolução mínima de 300dpi, 15cm de base, e submetidos na plataforma como FIGURAS. A plataforma não aceita figuras maiores que 4 Megabytes.

             • Fotografias que pertencem ao arquivo da Epagri ou tiverem sido feitas pelo autor do texto não necessitam ter identificada a sua autoria. Trabalhos com vários autores terão a autoria das fotos identificada.

            • Figuras já publicadas anteriormente devem conter dados sobre a fonte de onde foram extraídas, e no momento da submissão do artigo deve acompanhar a declaração de anuência do autor por escrito.

            “A Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), em seu artigo 7, diz que a fotografia é obra intelectual protegida. E o artigo 29 aponta que sua reprodução depende de autorização prévia e expressa do autor. Assim, quem viola esses dispositivos fere direitos de personalidade assegurados no artigo 5º da Constituição, atraindo o dever de indenizar na esfera cível.”[1]



[1] Fonte: Boletim de Notícias ConJur (Consultor Jurídico), em https://www.conjur.com.br/2017-fev-28/publicar-fotografia-autorizacao-autor-gera-dano-moral

 - Conflito de interesses – Como o processo de revisão dos artigos pelos consultores ad hoc e do comitê é sigiloso, procura-se evitar interesses pessoais e outros que possam influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

 - Sugerem-se aos autores que evitem citar a instituição, estação experimental ou laboratório onde foi feito o experimento (se for o caso do trabalho) para garantir a revisão às cegas dos trabalhos.

  - Plágio – A revista não admite, em nenhuma hipótese, plágio total ou parcial, nem mesmo autoplágio. A equipe editorial aplica um software detector de plágio em todos os manuscritos submetidos para revisão.

   - Favor indicar em mensagem ao editor uma lista de nomes e respectivos endereços eletrônicos de potenciais revisores na área de submissão do seu artigo ou outra área de conhecimento com os seguintes dados:  Nome completo, e-mail, áreas do conhecimento

Regras editoriais:

As referências de todos os tipos de trabalhos devem estar restritas à literatura citada no texto, de acordo com a ABNT6023 e em ordem alfabética. Os autores devem atentar aos seguintes detalhes:

-Cerca de 70% das referências devem ter sido publicadas nos últimos 10 anos;

-Todos os nomes dos autores devem ser mencionados nas referências;

-Não são aceitas citações de dados não publicados e de publicações no prelo;

 

Exemplos de referências:

Eventos:

DANERS, G. Flora de importância melífera no Uruguai. In: CONGRESSO IBERO-LATINO-AMERICANO DE APICULTURA, 5., 1996, Mercedes. Anais[...] Mercedes, 1996. p.20.

Periódicos no todo:

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DO BRASIL-1999. Rio de Janeiro, IBGE, v.59, 2000. 275p.

Artigo de periódico:

STUKER, H.; BOFF, P. Tamanho da amostra na avaliação da queima acinzentada em canteiros de cebola. Horticultura Brasileira, Brasília, v.16, n.1, p.10-13, 1998.

Artigo de periódico em meio eletrônico (com ou sem DOI):

BECKER, W.F. Avaliação de sistemas de previsão para a septoriose do tomateiro tutorado em Caçador, SC, Brasil. Agropecuária Catarinense, v.32, n.3, p.62-67, 2019. Disponível em: http://publicacoes.epagri.sc.gov.br/index.php/RAC/article/view/383. Acesso em: 26 maio 2020. 

SOUZA, D.M. de; KUTTER, M.T.; FURTADO, P.S.; ROMANO, L.A.; JUNIOR, W.W.; MONSERRAT, J.M.; GARCIA, L. Growth, antioxidant system, and immunological status of shrimp in bioflocs and clear water culture systems. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.54, e00363, 2019. Doi: https://doi. org/10.1590/S1678-3921.pab2019.v54.00363.

 

Livro no todo

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. Recomendação de adubação e calagem para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 3.ed. Passo Fundo, RS: SBCS/Núcleo Regional Sul; Comissão de Fertilidade do Solo – RS/SC, 1994. 224p.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. Manual de adubação e calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 10.ed. Porto Alegre, RS: SBCS/Núcleo Regional Sul; Comissão de Química e Fertilidade do Solo – RS/SC, 2004. 400p.

Capítulo de livro:

SCHNATHORST, W.C. Verticillium wilt. In: WATKINS, G.M. (Ed.). Compendium of cotton diseases. St. Paul: The American Phytopathological Society, 1981. p.41-44.

Teses e dissertações:

CAVICHIOLLI, J.C. Efeitos da iluminação artificial sobre o cultivo do maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.). 1998. 134p. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP, 1998.

Legislação:

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Cód igo Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.

CURITIBA. Lei nº 12.092, de 21 de dezembro de 2006. Estima a receita e fixa a despesa do município de Curitiba para o exercício financeiro de 2007. Curitiba: Câmara Municipal, [2007]. Disponível em: http://domino.cmc.pr.gov.br/contlei.nsf/98454e416897038b052568fc004fc180/e5df879ac6353e7f032572800061df72. Acesso em: 22 mar. 2007.

Documento cartográfico:

INSTITUTO GEOGRÁFICO E CARTOGRÁFICO (São Paulo). Regiões de governo do Estado de São Paulo. São Paulo: IGC, 1994. 1 atlas. Escala 1:2.000.

FLORIDA MUSEUM OF NATURAL HISTORY. 1931-2000 Brazil’s confirmed unprovoked shark attacks. Gainesville: Florida Museum of Natural History, [2000?]. 1 mapa, color. Escala 1:40.000.000. Disponível em: http://www.flmnh.ufl.edu/ fish/Sharks/statistics/Gattack/map/Brazil.jpg. Acesso em: 15 jan. 2002.

Autoria desconhecida:

Em caso de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título, com a primeira palavra em caixa alta:

ASPECTOS do cultivo comercial de quebra-pedra. Agroecologia Hoje, Botucatu, SP, v.1, n.1, p.12-13, fev./mar. 2000.

CONTROLE alternativo de formigas cortadeiras. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, RS, v.1, n.1, p.59-60, jan./mar. 2000.

Autor corporativo (entidades coletivas, governamentais, públicas, etc.):

EPAGRI. Normas técnicas para o cultivo do pessegueiro em Santa Catarina. Florianópolis, SC, 1995. 38p. (Epagri. Boletim Técnico, 23).

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado de Coordenação Geral e Planejamento. Atlas escolar de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 1991, 135p.

BRASIL. Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária. Posto de resfriamento de leite. Brasília, DF, 1995. 25p. (MARA. Perfis Agroindustriais, 2).

- A publicação adota as regras da ABNT para citações, mas atenção, pois as regras de citações foram atualizadas segundo a normativa ABNT 10520/2023, publicada em julho/2023.

Exemplos de citação:

Citação com um autor: deve iniciar pelo sobrenome do autor e ano. Se o nome do autor estiver incluído na sentença, apenas a data deve vir entre parênteses. A nova normativa de citações preconiza para citações indiretas que os sobrenomes dos autores dentro de parênteses devem ser em letras minúsculas, sendo apenas a primeira letra maiúscula

          - Conforme Lobato (1985), as observações existentes no estado do Rio Grande do Sul revelam valores extremamente baixos.

            - Nesta fase, uma lagarta pode destruir até quatro plantas (Samer, 1939).

Citação com dois autores: deve iniciar pelos respectivos sobrenomes ligados por “e”, seguidos do ano. A nova normativa de citações recomenda utilizar a palavra “e” para separar dois nomes.

Resultado semelhante foi obtido por Santos e Vencovsky (1985).

Citação com três autores: deve-se citar os três nomes, separados por ponto e vírgula “;” e do ano.

...implantação e implementação dos regulamentos que norteiam a prática e o uso das IA (Miller; Ohrvik; Coldicutt, 2018).

Citação com quatro ou mais autores: deve iniciar pelo sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão “et al.” (em itálico) e do ano.

   Caroso et al. (1981), comparando progênies de clones do cultivar São Gabriel e cultivares americanos de cornichão...

Citação de trabalho cujo autor é uma instituição: deve iniciar pelo nome da instituição, seguido da data. Caso haja subordinação – departamentos, centros, etc. –, esses elementos só devem ser citados nas referências.

Trata-se de um genótipo recomendado para áreas infestadas pelo bicudo (Embrapa, 1985).

Citação de vários trabalhos de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano: deve ser diferenciada por letra minúscula após a data, tanto no texto quanto na referência.

          ... número de células doentes em fase inicial, segundo Paula et al. (1990a).

          ... foram obtidas conforme Paula et al. (1990b).

            Mais recentemente, Sy et al. (1978b), Sy et al. (1983a, 1983b)...

COMO SUBMETER UM MANUSCRITO NA PLATAFORMA ELETRÔNICA DO TIPO BOLETIM TÉCNICO ?

  1. Etapa de submissão

Os artigos devem ser submetidos em formato digital através da plataforma eletrônica OJS disponível no seguinte endereço: https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/BT. Essa submissão deverá ser feita por um(a) dos(as) autores(as) do manuscrito através de 5 passos:

Passo 1: Indicar seção, idioma, aceitar condições, assinar declaração de direitos autorais

O início do processo da submissão ocorrerá pela indicação da seção e do idioma da submissão (português).

Na sequência, o(a) autor(a) que faz o cadastro da submissão, em nome dos(das) demais colaboradores(as) (se for o caso), deverá afirmar a conformidade da submissão em relação aos nove itens citados no início das normas de publicação (condições para submissão).

Após essas condições, em nome dos(as) demais colaboradores(as) (se for o caso), o(a) autor(a) que faz o cadastro deverá registrar/reafirmar sua concordância numa declaração de direitos autorais.

Por fim, o autor que realiza a submissão tem acesso a dados da política de privacidade e poderá, caso entenda necessário, apresentar comentários ao(à) editor(a) que coordenará/conduzirá o processo avaliativo.

Passo 2: Transferência do manuscrito

O segundo passo da submissão envolve a transferência (upload) do arquivo que será avaliado por pares (desde que atenda ao conjunto de elementos descritos nas seções anteriores e não contenha elementos de identificação da autoria). Nesse momento o autor pode transferir também as figuras, documentos e outros. Na transferência do artigo completo deve-se selecionar a opção “Texto do artigo”; quando transferir as fotos, gráficos e assemelhados selecionar a opção “Figuras”; na transferência da carta de direitos autorais, autorização de uso de imagem e autorização da chefia da unidade usar a opção “Documentos”.

Deve-se ressaltar que a plataforma eletrônica aceita somente arquivos com menos de 10Mb (limte de tamanho por arquivo), seja arquivo de texto, fotos, etc. É importante lembrar que as figuras devem ser carregadas individualmente no sistema da publicação.

Passo 3: Inclusão de metadados

No terceiro passo da submissão, o(a) autor(a) que realiza o cadastro deverá registrar um conjunto de metadados que identificam a autoria e o manuscrito.

Os primeiros campos que deverão ser preenchidos são título, subtítulo, resumo, área de conhecimento, palavras-chave e as referências bibliográficas.

Além disso, devem ser registrados os dados de todos(as) os(as) autores(as), levando em consideração as seguintes orientações:

- Os campos “Nome”, “Nome do meio” e “Sobrenome” devem ser preenchidos por extenso apenas com a letra inicial maiúscula;

- No campo “E-mail” inserir um endereço atualizado e conferir os caracteres registrados;

- No “ORCID iD” inserir o endereço gerado pela plataforma ORCID, disponível no endereço: https://orcid.org/my-orcid

- O campo “Instituição/Afiliação” deve ser preenchido na seguinte ordem: Nome da Instituição, Nome da unidade/departamento da instituição, Cidade, Estado. [Exemplo: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), Porto Alegre, RS]. Não colocar ponto final depois do dado sobre o Estado, nem o país. Esse campo é considerado obrigatório.

- Selecionar e registrar o “País” do autor. Campo também considerado obrigatório.

- Preencher o campo “Resumo da Biografia” com dados da trajetória acadêmica e profissional do(a) autor(a). Sugere-se que o texto com a biografia tenha cerca de cinco linhas.

Esses itens acima devem ser considerados (especialmente aqueles indicados como obrigatórios) para todos(as) os(as) autores(as). Para incluir um(a) novo(a) autor(a), clique no botão INCLUIR AUTOR.

- Resumo sobre a publicação com até 20 linhas;

- Termos para indexação/ Index terms constituídas de até 5 termos que identifiquem o assunto do artigo, separadas por ponto. Não repetir termos usados no título;

- Dados de apoio de “Contribuidores e Agências de fomento”, isto é, de pessoas ou organizações que contribuíram para o conteúdo ou ofereceram apoio financeiro para o trabalho.

- Inclusão das referências bibliográficas seguindo as normas da revista. Cada referência deve ser separada por 1 linha para facilitar a captação pelas bases de dados.

Passo 4: Confirmação

Na fase confirma-se a submissão do trabalho. Um e-mail de confirmação será enviado para o(a) autor(a) e outro para a  Editoria, alertando para a nova submissão.

Passo 5: Confirmação

Nessa etapa são repassadas informações gerais ao autor. Pode-se verificar os arquivos que foram anexados, mas não se pode altera-los. Outros aspectos da submissão também não podem ser alterados. Após realizada essa operação, a autoria pode acompanhar a situação da submissão acessando o sistema com o papel de “Autor”.

2. Etapa de correções do manuscrito

Após a revisão da publicação, o editor vai encaminhar ao autor as sugestões de melhoria do trabalho. A nova versão da publicação com suas correções vai ser carregada na plataforma. Nesse caso, o autor responsável pela submissão deve anexar os arquivos necessários para o parecer do editor/editor de seção na aba “Avaliação” (texto corrigido, carta resposta, novas figuras, etc.):

  • Texto Corrigido, neste caso, é o manuscrito corrigido, contendo todas as alterações feitas na versão original com base na recomendação do editor. Nesta etapa, o manuscrito original deve ser substituído pela versão corrigida.
  • Carta Resposta é a resposta dos autores às recomendações dos avaliadores e do editor na qual os autores devem apontar as correções feitas na versão original de acordo com a recomendação do editor. Se alguma recomendação for rejeitada pelos autores, deve ser apresentada a justificava. Nem sempre é necessária carta resposta, especialmente se forem poucas correções solicitadas.
  • Figuras são as fotos, gráficos e outros elementos semelhantes que compõem o artigo. Caso solicitado pelos revisores/editores pode-se incluir ou eliminar figuras no manuscrito.

Para isso, o autor responsável pela submissão deve seguir as seguintes orientações

  • Na aba AVALIAÇÃO clicar em ENVIAR ARQUIVO no quadro revisões
  • Selecione a opção OUTROS na lista de COMPONENTES DO ARTIGO
  • Selecione o arquivo CARTA RESPOSTA no seu computador e clique em ENVIAR ARQUIVO
  • Clique no botão CONTINUAR (em 1. Carregar Arquivo)
  • Clique no botão CONTINUAR novamente (em 2. Metadados)
  • Clique no botão ENVIAR UM NOVO ARQUIVO (em 3. Finalização)
  • Selecione o arquivo correspondente ao texto corrigido na lista
  • Selecione o arquivo MANUSCRITO COMPLETO corrigida (DOC, preferencialmente) no seu computador e clique em ENVIAR ARQUIVO
  • Clique no botão CONTINUAR (em 1. Carregar Arquivo)
  • Clique no botão CONTINUAR novamente (em 2. Metadados)
  • Clique no botão CONCLUIR (em 3. Finalização)
  • Clique no botão SALVAR E CONTINUAR

Vale ressaltar que caso o autor deseje se comunicar com os editores em qualquer etapa do processo pode-se utilizar a ferramenta DISCUSSÃO DA AVALIAÇÃO, clicando em ADICIONAR COMENTÁRIOS. Neste caso pode-se enviar uma mensagem para tirar dúvidas ou enviar documentos.

 

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