Monitoramento do frio

da dormência à indução da brotação e do florescimento em macieira

Autores

  • André Amarildo Sezerino Epagri/E.E. Caçador
  • Marcelo Couto Epagri
  • Valeria Pohlmann Epagri
  • Joelma Miszinski Epagri

Palavras-chave:

Horas de frio, Unidades de frio, Quebra de dormência, Manejo de plantas

Resumo

O Informe Técnico sobre monitoramento do frio é elaborado a partir do mês junho (referente aos meses de abril e maio) até o mês de setembro de cada safra agrícola, com o de objetivo apresentar e interpretar informações sobre as horas de frio (HF) ≤7,2°C, as unidades de frio (UF) e as temperaturas em diferentes localidades monitoradas no estado de Santa Catarina. A publicação também visa auxiliar a tomada decisão de fruticultores, técnicos, estudantes, orientando todos os atores da cadeia produtiva sobre a época de aplicação, a concentração dos tratamentos para indução química da brotação em macieira, as técnicas de manejo e os tratos culturais mais adequados para esse período.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

EBERT, A.; BENDER, R.J.; PETRI, J.L.; BRAGA, H.J. First experiences with chill-unit models in Southern Brazil. Acta Horticulturae, Belgium, v. 184, p. 79-86, 1986.

NATIONAL OCEANIC AND ATMOSPHERIC ADMINISTRATION - NOAA. Cold & Warm Episodes by Season. Disponível em: https://origin.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/ensostuff/ONI_v5.php. Acesso em: 3 jun. 2025.

Downloads

Publicado

2025-06-05

Como Citar

Sezerino, A. A., Couto, M., Pohlmann, V., & Miszinski, J. (2025). Monitoramento do frio: da dormência à indução da brotação e do florescimento em macieira. Informe técnico, (48), 5. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/infa/article/view/2103

Edição

Seção

Meteorológico