Esclarecimento sobre as diferenças entre a microalga Karenia spp. e a macroalga Kappaphycus alvarezii

Autores

Palavras-chave:

maré vermelha, macroalga, microalga

Resumo

Esta nota técnica tem por objetivo esclarecer a população sobre as diferenças entre duas espécies de algas, Kappaphycus e Karenia. Algumas comunidades do litoral catarinense, por desconhecimento, têm atribuído a mortalidade dos peixes à macroalga Kappaphycus alvarezii, quando o fenômeno na verdade é causado pela microalga Karenia spp. Desta forma, é importante ressaltar que Kappaphycus alvarezii é totalmente inofensiva.

Biografia do Autor

Alex Alves Santos, Epagri

Graduado em Agronomia (1986), com especialização em Aqüicultura; mestrado em Aquicultura e Doutorando em Aquicultura, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como servidor público do Centro de Desenvolvimento de Aquicultura e Pesca - CEDAP, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - EPAGRI, exercendo suas atividades em projetos de desenvolvimento, de pesquisa e extensão na área de maricultura, com o cultivo de moluscos e de macroalgas.

Downloads

Publicado

2024-04-03

Como Citar

Santos, A. A. (2024). Esclarecimento sobre as diferenças entre a microalga Karenia spp. e a macroalga Kappaphycus alvarezii. Nota Técnica, (1). Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/nt/article/view/1839

Edição

Seção

Documento