Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação em outro local; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Fotos e figuras foram enviados em arquivos separados formato JPG, tiff ou similar
  • A nota técnica tem anuência do gestor do programa e da diretoria da Epagri? A anuência deve estar em anexo.

Diretrizes para Autores

      O arquivo com o texto deve ser submetido ao sistema em formato Word para Windows, letra Arial, tamanho 12, espaço duplo. Devem ter margem superior, inferior e laterais de 2,5cm, estar paginados e com as linhas numeradas. 

      A Nota técnica deve começar por uma introdução, explicando a razão, justificativa ou motivação, situando a importância do problema a ser solucionado. O último parágrafo da introdução deve expressar o objetivo, de forma clara e concisa.

      Os assuntos são divididos em títulos, subtítulos, itens e sub-itens, sem numerações, mas de acordo com a hierarquização que o assunto exigir. Deve ser apresentada a descrição do local, a data e as condições de contorno, conforme a natureza do trabalho. Os métodos, se necessários, devem estar intimamente relacionados com o objetivo do trabalho. Detalhes supérfluos e extensas descrições de técnicas de uso corrente devem ser evitados. Os dados apresentados devem ter a fonte citada, incluindo tabelas ou figuras, explicando com clareza a problemática. O texto não deve reapresentar os dados das tabelas e das figuras, mas discuti-los.

      As recomendações, sugestões e indicações devem ser apresentadas com clareza, em frases curtas, sem comentários adicionais, elaboradas com base no objetivo do trabalho.

            As referências e citações devem ser sucintas e seguir as orientações descritas no item 18 da Política Editorial, Normalização bibliográfica. Ver alguns exemplos no final desse texto.

            Quando houver patrocínio ou parcerias, o crédito será dado no último parágrafo do texto.

         Ressalvas importantes referentes a Nota técnica 

         - A Nota Técnica deve ser avaliada pelo Coordenador de programa da equipe proponente da publicação e ter a concordância da diretoria correspondente, ou seja, do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação ou do diretor de Extensão Rural e Pesqueira. Submissões só devem ser encaminhadas ao DEMC com as anuências devidas.

         - A nota técnica é um publicação da Epagri, motivo pelo qual não se aceitam submissões oriundas de profisionais de outras instituições!

 

Exemplos de referências:

Eventos:

DANERS, G. Flora de importância melífera no Uruguai. In: CONGRESSO IBERO-LATINO-AMERICANO DE APICULTURA, 5., 1996, Mercedes. Anais[...] Mercedes, 1996. p.20.

Periódicos no todo:

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DO BRASIL-1999. Rio de Janeiro, IBGE, v.59, 2000. 275p.

Artigo de periódico:

STUKER, H.; BOFF, P. Tamanho da amostra na avaliação da queima acinzentada em canteiros de cebola. Horticultura Brasileira, Brasília, v.16, n.1, p.10-13, 1998.

Artigo de periódico em meio eletrônico (com ou sem DOI):

BECKER, W.F. Avaliação de sistemas de previsão para a septoriose do tomateiro tutorado em Caçador, SC, Brasil. Agropecuária Catarinense, v.32, n.3, p.62-67, 2019. Disponível em: http://publicacoes.epagri.sc.gov.br/index.php/RAC/article/view/383. Acesso em: 26 maio 2020. 

SOUZA, D.M. de; KUTTER, M.T.; FURTADO, P.S.; ROMANO, L.A.; JUNIOR, W.W.; MONSERRAT, J.M.; GARCIA, L. Growth, antioxidant system, and immunological status of shrimp in bioflocs and clear water culture systems. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.54, e00363, 2019. DOI: https://doi. org/10.1590/S1678-3921.pab2019.v54.00363.

 

Livro no todo

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. Recomendação de adubação e calagem para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 3.ed. Passo Fundo, RS: SBCS/Núcleo Regional Sul; Comissão de Fertilidade do Solo – RS/SC, 1994. 224p.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. Manual de adubação e calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 10.ed. Porto Alegre, RS: SBCS/Núcleo Regional Sul; Comissão de Química e Fertilidade do Solo – RS/SC, 2004. 400p.

Capítulo de livro:

SCHNATHORST, W.C. Verticillium wilt. In: WATKINS, G.M. (Ed.). Compendium of cotton diseases. St. Paul: The American Phytopathological Society, 1981. p.41-44.

Teses e dissertações:

CAVICHIOLLI, J.C. Efeitos da iluminação artificial sobre o cultivo do maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.). 1998. 134f. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP, 1998.

Autoria desconhecida:

Em caso de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título, com a primeira palavra em caixa alta:

ASPECTOS do cultivo comercial de quebra-pedra. Agroecologia Hoje, Botucatu, SP, v.1, n.1, p.12-13, fev./mar. 2000.

CONTROLE alternativo de formigas cortadeiras. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, RS, v.1, n.1, p.59-60, jan./mar. 2000.

Autor corporativo (entidades coletivas, governamentais, públicas, etc.):

EPAGRI. Normas técnicas para o cultivo do pessegueiro em Santa Catarina. Florianópolis, SC, 1995. 38p. (Epagri. Boletim Técnico, 23).

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado de Coordenação Geral e Planejamento. Atlas escolar de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 1991, 135p.

BRASIL. Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária. Posto de resfriamento de leite. Brasília, DF, 1995. 25p. (MARA. Perfis Agroindustriais, 2).

 

Exemplos de citação:

Citação com um autor: deve iniciar pelo sobrenome do autor e ano. Se o nome do autor estiver incluído na sentença, apenas a data deve vir entre parênteses.

          - Conforme Lobato (1985), as observações existentes no estado do Rio Grande do Sul revelam valores extremamente baixos.

            - Nesta fase, uma lagarta pode destruir até quatro plantas (SAMER, 1939).

Citação com dois autores: deve iniciar pelos respectivos sobrenomes ligados por “&”, seguidos do ano.

Resultado semelhante foi obtido por Santos & Vencovsky (1985).

Citação com três ou mais autores: deve iniciar pelo sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão “et al.” e do ano.

   Caroso et al. (1981), comparando progênies de clones do cultivar São Gabriel e cultivares americanos de cornichão...

Citação de trabalho cujo autor é uma instituição: deve iniciar pelo nome da instituição, seguido da data. Caso haja subordinação – departamentos, centros, etc. –, esses elementos só devem ser citados nas referências.

Trata-se de um genótipo recomendado para áreas infestadas pelo bicudo (Embrapa, 1985).

Citação de vários trabalhos de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano: deve ser diferenciada por letra minúscula após a data, tanto no texto quanto na referência.

          ... número de células doentes em fase inicial, segundo Paula et al. (1990a).

          ... foram obtidas conforme Paula et al. (1990b).

            Mais recentemente, Sy et al. (1978b), Sy et al. (1983a, 1983b)...

Documento

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.