Plano Estadual de Supressão do Gafanhoto Sul-americano, Schistocerca cancellata (Serville, 1839) (Orthoptera: Acrididae: Cyrtacanthacridinae)

Autores

  • Rodolfo Vargas Castilhos Epagri/Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar
  • Janaína Pereira dos Santos Estação Experimental de Caçador (EECd)
  • Alexandre Carlos Menezes-Neto Epagri/Estação Experimental de Videira (EEV)
  • Leandro do Prado Ribeiro Epagri/Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar
  • Leandro Delalibera Geremias Epagri/Estação Experimental de Ituporanga
  • Kleber Trabaquini Epagri/Centro de Informações de Recursos Ambientais
  • Fabiane dos Santos cidasc
  • Janice Ebel Cidasc

Resumo

 Em meados de 2020, a mídia brasileira divulgou, com bastante destaque, a ocorrência de “nuvens de gafanhotos” da espécie Schistocerca cancellata (Orthoptera: Acrididae), conhecida popularmente como gafanhoto sul-americano, em deslocamento sobre os territórios da Argentina e do Paraguai, assim como o risco de invasão do território brasileiro pela fronteira com os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Frente a esta ameaça, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil solicitou ao governo do estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, a elaboração de um plano de supressão do gafanhoto sul-americano, caso as “nuvens” adentrassem no território catarinense. Assim, um grupo de trabalho multi-institucional foi constituído por profissionais especializados na área para aprofundar os conhecimentos sobre o gafanhoto-sul-americano. Nesta obra é apresentado o plano estadual de supressão do gafanhoto sul-americano, S. cancellata, que consiste em uma sistematização de medidas proativas a serem adotadas em caso de invasão da espécie-praga. Esse plano foi elaborado com base em apurada revisão de literatura sobre o assunto e em experiências de órgãos de pesquisa e de vigilância fitossanitária de outros países, aliada à expertise dos pesquisadores e demais profissionais participantes do grupo de trabalho. Assim, espera-se que esta publicação auxilie produtores, profissionais e órgãos públicos e privados ligados ao setor agrícola na identificação da ocorrência da praga, bem como na utilização dos protocolos de amostragem e de manejo em caso de uma possível invasão de “nuvens de gafanhotos” em território catarinense.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Castilhos, R. V. ., dos Santos, J. P. ., Menezes-Neto, A. C. ., Ribeiro, L. do P., Geremias, L. D., Trabaquini, K. ., dos Santos, F. ., & Ebel, J. . (2021). Plano Estadual de Supressão do Gafanhoto Sul-americano, Schistocerca cancellata (Serville, 1839) (Orthoptera: Acrididae: Cyrtacanthacridinae). Boletim Técnico, (201). Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/BT/article/view/1300