Fisiopatologia do sistema reprodutor do macho bovino

Autores

  • Cristina Perito Cardoso Epagri/Estação Experimental de Lages
  • Edison Martins Epagri
  • Vera Maria Villamil Martins Udesc/CAV, Av. Luiz de Camões

Palavras-chave:

Bovino, Fisiologia animal, Doença animal, Reprodutor

Resumo

A fertilidade é, sem dúvida, uma das mais importantes características a ser considerada, tanto nos sistemas produtivos bovinos de carne quanto de leite. Ao discutir esse tema, ressaltamos a importância do touro, que pode acasalar com um número grande de fêmeas, tanto por monta natural como por inseminação artificial.
No entanto, a capacidade reprodutiva do macho depende de vários fatores, tais como: manejo reprodutivo e nutricional, idade, condições climáticas e sanitárias, que podem influenciar na qualidade do sêmen, refletindo positiva ou negativamente em seu potencial reprodutivo.
Este Boletim Técnico foi produzido com o intuito de facilitar o diagnóstico e a identificação das principais patologias do sistema reprodutor dos machos bovinos, dos distúrbios na libido, da habilidade de cópula, bem como conhecer a sua fisiologia.
Deste modo, detectando-se com antecedência a presença de machos com subfertilidade, infertilidade ou esterilidade nos rebanhos,
consegue-se a escolha de exemplares com boa aptidão reprodutiva que contribuirão para a melhoria da fertilidade e,  consequentemente, o aumento da lucratividade do rebanho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CARDOSO, C.P.; MARTINS, E.; MARTINS, V.M.V. Fisiopatologia do sistema reprodutor do macho bovino. Florianópolis: Epagri, 2010. 49p. (Epagri. Boletim Técnico, 149).

Downloads

Publicado

2009-08-01

Como Citar

Cardoso, C. P., Martins, E., & Martins, V. M. V. (2009). Fisiopatologia do sistema reprodutor do macho bovino. Boletim Técnico, (148), 51. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/BT/article/view/2334