Avaliação de cultivares para o estado de Santa Catarina 2015-2016
Resumo
As avaliações do desempenho dos cultivares das diferentes culturas apresentadas neste Boletim Técnico são realizadas anualmente em diferentes regiões edafoclimáticas de Santa Catarina. Nessas avaliações se identificam aqueles com melhor sanidade, maior potencial de produtividade, boa adaptação regional e tolerância ou resistência às principais doenças. O uso de cultivares com essas características é o início de uma boa colheita.
Para fins de financiamento e seguro agrícola privado ou público (Proagro ou Seaf), é essencial consultar os cultivares indicados para cultivo em Santa Catarina. As características e os períodos de semeadura ou plantio recomendados para cada município são de exclusiva responsabilidade de seus obtentores, de acordo com a Lei de Proteção de Cultivares do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que os habilita para a produção e comercialização de sementes e mudas no País.
A lista de cultivares com suas características está descrita em portarias publicadas no Diário Oficial da União e na homepage do Mapa (www.agricultura.gov.br). Nessa homepage, deve-se acessar ‘Política Agrícola’ e depois ‘Zoneamento Agrícola’. Na sequência, ‘Portarias segmentadas por UF’ e selecionar: SC Buscar rolar até a cultura desejada e conferir. Em casos de culturas sem zoneamento agrícola no Mapa, o financiamento e o seguro da cultura ficarão a critério do agente financeiro.
Este Boletim representa o esforço dos pesquisadores das unidades de pesquisa da Epagri para oferecer aos produtores catarinenses opções de cultivares mais produtivos, com maior qualidade e que sejam competitivos tanto no mercado catarinense como no brasileiro.