Raleio de frutos na cultura da macieira

Autores

  • André Amarildo Sezerino
  • Fernando José Hawerroth
  • José Luiz Petri
  • Mateus da Silveira Pasa

Resumo

Entre os fatores que mais oneram o custo de produção na cultura da macieira pode-se citar a mão de obra necessária para algumas atividades, como o raleio de frutos. Atualmente, a utilização de técnicas que aumentem a competividade dos pomares por meio da redução do uso de mão de obra e do aumento da produção de frutos de qualidade é fundamental para o sucesso da atividade. Diversos países com tradição na produção de frutos têm utilizado técnicas modernas de raleio, reduzindo drasticamente o tempo necessário para a realização dessa atividade, o que gera grande economia e aumenta o lucro do produtor.

Esta publicação tem por objetivo apresentar resultados de pesquisa obtidos em estudos realizados pela Epagri no desenvolvimento de tecnologias de raleio que permitem a redução do uso de mão de obra, o aumento da produção e da qualidade de frutos, desenvolvidos nas condições climáticas do sul do Brasil. 

A obra é destinada a técnicos da área e permite que o leitor compreenda alguns aspectos práticos como a capacidade de produção por planta, a intensidade de raleio a ser realizada, as formas de executar o raleio (manual,  mecânico ou químico) e a época de aplicação de produtos com ação raleante, bem como fatores que afetam a eficiência do raleio e os principais raleantes químicos disponíveis. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

Sezerino, A. A., Hawerroth, F. J., Petri, J. L., & Pasa, M. da S. (2018). Raleio de frutos na cultura da macieira. Boletim Técnico, 60. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/BT/article/view/424