Agronegócios familiares do Sul do Brasil: Percepções do agricultor sobre o seu ambiente

Autores

  • Alexandre Luís Giehl
  • Antônio Marco Feliciano
  • Claudimir Rodrigues
  • Luis Augusto Araujo
  • Marlene Grade

Resumo

Os 1,01 milhão de estabelecimentos agropecuários localizados no Sul do Brasil constroem o seu futuro a partir da prática de gestão e de suas escolhas estratégicas. No universo desses agronegócios familiares, a incorporação de tecnologia mostra-se determinante para os ganhos de produtividade e para a sua prosperidade. Ao mesmo tempo, a capacidade de gestão do agricultor tem papel crucial na busca das vantagens competitivas e  dos ganhos advindos do próprio conhecimento tecnológico.  

Nesse entendimento, este Boletim Técnico apresenta as percepções de agricultores responsáveis por agronegócios familiares, localizados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sobre um conjunto de variáveis de seu ambiente externo e interno, que influenciam a criação de  suas estratégias e as suas práticas de gestão.  

Os pontos fortes dos agronegócios familiares permitem explorar as oportunidades externas, demonstrando, ao mesmo tempo, que os pontos fracos precisam ser encurralados para minimizar as ameaças. Tendo em conta essa perspectiva, foi aplicado questionário junto aos agricultores e suas famílias para a obtenção dos dados primários. Os resultados do estudo apontaram para o predomínio da percepção de ameaça para o ambiente externo por parte dos entrevistados. Em contrapartida, as variáveis do ambiente interno foram predominantemente percebidas como pontos fortes. 

O estudo traz resultados que reforçam a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas que estejam em sintonia com a visão do público beneficiado. Os dados levantados precisam ser considerados na proposição  de políticas por parte dos agentes públicos, nas ações de extensão rural, bem como na proposição de novos estudos relacionados ao tema da gestão. 

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

Giehl, A. L., Feliciano, A. M., Rodrigues, C., Araujo, L. A., & Grade, M. (2018). Agronegócios familiares do Sul do Brasil: Percepções do agricultor sobre o seu ambiente. Boletim Técnico, 59. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/BT/article/view/425