Lagartas nas lavouras catarinenses de arroz irrigado: ocorrência, monitoramento e manejo integrado

Autores

  • Domingos Sávio Eberhardt
  • Eduardo Rodrigues Hickel
  • Honório Francisco Prando

Resumo

As lavouras catarinenses de arroz irrigado encontram-se por toda a faixa litorânea do Estado e adentram o Vale do Rio Itajaí-açu até beirar o Planalto  Serrano. São cerca de 150 mil hectares plantados que geram divisas e empregos à Santa Catarina – segundo maior produtor de arroz do Brasil.  

Dentre os diversos problemas tecnológicos, limitantes ao cultivo do arroz irrigado, aqueles relacionados à incidência de pragas destacam-se como altamente relevantes, pois interferem diretamente na produtividade das lavouras e na qualidade final do arroz colhido. Assim, conhecer as pragas e saber reconhecer seus danos é indispensável para o sucesso no empreendimento orizícola.  

As lagartas estão entre as principais pragas do cultivo de arroz irrigado em  Santa Catarina. Esses insetos se instalam nas lavouras, reduzindo a área foliar das plantas e ocasionando perdas de produtividade no arroz.  

Atenta a essa situação, a Epagri lança o presente Boletim Técnico, que reúne  informações sobre a bioecologia das lagartas do arroz, bem como orientações sobre as medidas de monitoramento e manejo integrado a serem  adotadas para o controle de suas populações nas lavouras.  

O manejo integrado de pragas e, mais recentemente, a produção integrada, são conceitos modernos em agricultura que preconizam a integração dos métodos de controle de pragas com as práticas de cultivo para minimizar os  danos às plantas, à saúde humana e à integridade do meio ambiente. Num programa de manejo de pragas, o conhecimento, a antecipação e a fuga dos problemas fitossanitários são enfatizados; a aplicação de inseticidas é definida pelo monitoramento das populações das pragas e vários métodos de  controle são adotados para reduzir distúrbios no agroecossistema. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

Eberhardt, D. S., Hickel, E. R., & Prando, H. F. (2018). Lagartas nas lavouras catarinenses de arroz irrigado: ocorrência, monitoramento e manejo integrado. Boletim Técnico, 47. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/BT/article/view/426