Avaliação de cultivares para o estado de Santa Catarina 2018-2019

Autores

  • EPAGRI DEGPI

Resumo

As avaliações do desempenho dos cultivares das diferentes culturas apresentadas neste Boletim Técnico são realizadas anualmente em diferentes  regiões edafoclimáticas de Santa Catarina. Nessas avaliações se identificam aqueles com melhor sanidade, maior potencial de produtividade,  boa adaptação regional e tolerância ou resistência às principais doenças. O  uso de cultivares com essas características é o início de uma boa colheita.  

Para fins de financiamento e seguro agrícola privado ou público (Proagro ou  Seaf) é essencial consultar os cultivares indicados para cultivo em Santa Catarina. As características e os períodos de semeadura ou plantio recomendados para cada município são de exclusiva responsabilidade de seus obtentores, de acordo com a Lei de Proteção de Cultivares do Ministério  da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que os habilita  para a produção e comercialização de sementes e mudas no País.  

A lista de cultivares com suas características está descrita em portarias publicadas no Diário Oficial da União e na homepage do Mapa (www.agricultura.gov.br). Nessa homepage, deve-se acessar ‘Política Agrícola’ e depois ‘Zoneamento Agrícola’. Na sequência, ‘Portarias segmentadas por UF’ e selecionar: SC  Buscar  rolar até a cultura desejada e conferir. Em casos de culturas sem zoneamento agrícola no Mapa, o financiamento e o seguro da cultura ficarão a critério do agente financeiro. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

DEGPI, E. (2018). Avaliação de cultivares para o estado de Santa Catarina 2018-2019. Boletim Técnico, 76. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/BT/article/view/429