Feromônios sexuais no manejo de insetos-praga na fruticultura de clima temperado.
Keywords:
Controle de pragas, Interrupção de acasalamento, MonitoramentoAbstract
A busca por sistemas de produção sustentáveis de frutas com qualidade e segurança do alimento sem comprometer o ambiente é
um desafio para todos os profissionais ligados à fruticultura. Entre os problemas encontrados para a viabilização desses sistemas está a ocorrência de insetos-praga. Por não haver fatores naturais que reduzam a população de muitas pragas abaixo dos níveis de controle, a utilização de inseticidas de amplo espectro (organosintéticos) ainda é predominante em muitas regiões produtoras de frutos. No entanto, cresce a preocupação entre técnicos e produtores em racionalizar ou substituir o uso desses insumos, haja vista as diversas restrições de uso impostas pelo mercado consumidor e a perda de eficácia devido à seleção de populações resistentes. Uma das alternativas para o manejo de insetos-praga mais evidenciadas nos últimos anos é o controle por comportamento pelo uso de feromônios sexuais, que possibilita interferir na comunicação normal dos insetos. Essa estratégia, embora seja comum em muitos países produtores de frutas, é relativamente nova no Brasil, apresentando possibilidades crescentes de uso na fruticultura de clima temperado. A tecnologia dispensa o uso de agrotóxicos, sendo uma ferramenta segura para a produção de frutos sem agredir o ambiente e ocasionar riscos aos produtores e consumidores.
Metrics
References
Arioli, C.J.; Botton, M.; Mafra-Neto, A.; Molinari, F.; Borges, R.; Pastori, P.L. Feromônios sexuais no manejo de insetos-praga na fruticultura de clima temperado. Florianópolis: Epagri, 2013. 58p. (Epagri. Boletim Técnico, 159).