A bicheira-da-raiz nas lavouras catarinenses de arroz irrigado
Ocorrência, monitoramento e manejo integrado
Keywords:
Arroz irrigado, Praga de planta, Manejo integrado, Controle químico, Bicheira-da-raizAbstract
O arroz irrigado possui grande importância econômica e social em Santa Catarina. A área cultivada é de cerca de 150 mil hectares, onde predomina o sistema de cultivo conhecido como “pré-germinado”. Dentre os diversos problemas de ordem tecnológica, limitantes ao cultivo do arroz pré-germinado, aqueles relacionados com a incidência de pragas destacam-se como altamente relevantes, por interferirem diretamente na produtividade das lavouras e na qualidade final do produto. Assim, conhecer as pragas e saber reconhecer seus danos é indispensável para o sucesso no empreendimento orizícola.
A bicheira-da-raiz é uma das principais pragas do cultivo de arroz irrigado em Santa Catarina. As larvas se instalam no sistema radicular, ocasionando sintomas de deficiência nutricional e retardo no desenvolvimento das plantas, que podem resultar em perdas de produtividade, estimadas na ordem de 18%.
Preocupada com esta situação, a Epagri lança o presente Boletim Técnico, onde foram reunidas informações sobre a bioecologia da bicheira-da-raiz, bem como orientações sobre as medidas de monitoramento e manejo integrado a serem adotadas para o controle de suas populações nas lavouras.
Metrics
References
ICKEL, E.R.; PRANDO, H.F.; EBERHARDT, D.S. A bicheira da-raiz nas lavouras catarinenses de arroz irrigado: ocorrência, monitoramento e manejo integrado. Florianópolis: Epagri, 2013. 56p. (Epagri. Boletim Técnico, 161).