Segurança e qualidade do leite: a credibilidade que vem do campo

Autores

  • Alexandro Kolling
  • Everton Josue Poletto
  • Marcelo Silva Pedroso
  • Vagner Miranda Portes

Resumo

O agronegócio voltado à produção de leite vem crescendo em ritmo acelerado no estado de Santa Catarina. O incremento de 171% na produção,  observado no período de 2000 a 2012, é um dado que fala por si  próprio (EPAGRI, 2014). O setor de lácteos catarinense não é apenas um fator-chave na geração de valor econômico para o Estado, mas também é um pilar essencial da nossa sociedade, na qual o produtor, sua família e os  trabalhadores situados no campo passam a ser o núcleo, a própria essência da segurança alimentar e da qualidade dos produtos produzidos aqui.  

A Epagri, por meio da pesquisa e difusão de informações e tecnologias geradas, busca aumentar a competitividade da pecuária. Para isso, utiliza sistemas sustentáveis de produção à base de pastagens perenes e sistemas de múltiplo uso. Tudo isso visa ao fortalecimento da agricultura familiar, à  segurança alimentar e à boa qualidade dos produtos.  

Diante do desafio de consolidar a pecuária de leite no Estado, o Boletim Técnico Segurança e qualidade do leite: a credibilidade vem do campo é mais  uma ferramenta técnica à disposição dessa cadeia produtiva. Ele traz uma reflexão sobre a realidade da qualidade do leite em Santa Catarina, o que é um leite de qualidade, indicadores de qualidade usados para avaliar o  processo de produção e armazenamento do leite, diretrizes do programa nacional de melhoria da qualidade do leite (PNMQL) e procedimentos relacionados à produção de leite respeitando os requisitos estabelecidos pela legislação vigente, com ênfase em limpeza e higienização.  

A profissionalização do setor produtivo é essencial para desencadear uma  atividade proativa na base da cadeia produtiva, que vai resultar em condutas  higiênicas anteriores à saída do leite do estabelecimento rural, o  que é fundamental para a obtenção de um produto seguro e de qualidade. As  informações disponibilizadas nesta publicação apresentam uma linguagem simples e acessível, com ilustrações esclarecedoras, cujo objetivo  é apresentar tecnologias que possam ser facilmente adotadas pelo corpo técnico e por produtores atuantes na bovinocultura leiteira de Santa Catarina, primando pelo crescimento contínuo e sustentável dessa atividade. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

Kolling, A., Poletto, E. J., Pedroso, M. S., & Portes, V. M. (2018). Segurança e qualidade do leite: a credibilidade que vem do campo. Boletim Técnico, 35. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/BT/article/view/418