Manual do programa para recomendação de adubação da cultura da banana

AdubaBanana 1.0.

Autores

  • Alvaro José Back Epagri/ Estação Experimental de Urussanga
  • Gelton Geraldo Fernandes Guimarães Epagri/ Estação Experimental de Itajaí

Palavras-chave:

fertilidade, programa de computador

Resumo

Epagri tem a satisfação em apresentar o manual do software AdubaBanana 1.0, reforçando o nosso compromisso em desenvolver soluções tecnológicas para os agricultores catarinenses. Publicamos recentemente atualizações sobre calagem e adubação em bananais para atender a demanda por informações recorrentes de profissionais e produtores que trabalham com essa importante frutífera cultivada em Santa Catarina. Este trabalho procurou reunir e sintetizar resultados de pesquisa e experiências da extensão rural dos últimos anos e tem como intuito apresentar orientações para um adequado manejo nutricional das bananeiras. Desenvolvido para o ambiente Windows, o software AdubaBanana 1.0 tem como objetivo estimular e facilitar o manejo dos bananais e ao mesmo tempo automatizar a interpretação dos resultados das análises de solo e de tecido foliar, auxiliando a definir as recomendações de doses de corretivos e fertilizantes de forma precisa. Com o AdubaBanana 1.0 o usuário ainda pode armazenar os laudos e emitir relatórios de forma personalizada. O programa apresenta uma interface amigável e intuitiva para facilitar e estimular o acesso às informações dos diferentes profissionais que atuam com a cultura da bananeira. O presente manual visa apresentar as funcionalidades do programa, além de auxiliar e orientar os usuários. Agradecemos a todos os profissionais que colaboraram no desenvolvimento deste software e desejamos que essa ferramenta seja útil aos seus usuários, cumprindo assim seu objetivo de proporcionar um adequado manejo nutricional dos bananais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CQFS-RS/SC – Comissão de Química e Fertilidade do Solo. Manual de calagem e adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Viçosa, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2016. 376p.

GUIMARÃES, G.G.F.; DEUS, J.A.L.; ROZANE, D.E. Calagem, adubações e valores de referência de nutrientes na cultura da banana. In: BRUNETTO, G. et al. Atualização sobre calagem e adubação em frutíferas. Porto Alegre: Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2020. 65-77p.

GUIMARÃES, G.G.F.; DEUS, J.A.L. Fertilidade do solo, adubação e nutrição da bananeira. In: GUIMARÃES, G.G.F. et al. Produção de banana em Santa Catarina. Florianópolis, SC: Epagri, 2023. 320p.

RAIJ, B.V; QUAGGIO, J.A.; CANTARELLA, H.; ABREU, C.A. Interpretação de resultados de análise de solo. In: RAIJ, B.V; CANTARELLA, H.; QUAGGIO, J.A.; FURLANI, A.M.C. (Ed.). Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. 2.ed. Campinas: Instituto Agronômico: FUNDAG, 1997. p.1-13. (IAC. Boletim Técnico, 100).

RIBEIRO, A.C.; GUIMARÃES, P.T.G.; ALVAREZ, V.V.H. (Ed.). Recomendação para uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais: 5ª aproximação. Viçosa, MG: Comissão de Fertilidade do Solo do estado de Minas Gerais, 1999. 359 p.

ROGERI, D.A.; GIANELLO, C.; BORTOLON, L.; AMORIM, M.B. Substitution of clay content for P-remaining as an index of the phosphorus buffering capacity for soils of Rio Grande do Sul. Revista brasileira de Ciência do Solo, v.40, p.1-14, 2016.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO (SBCS). Núcleo Estadual do Paraná (NEPAR). Manual de adubação e calagem para o Estado do Paraná. Curitiba: SBCS/NEPAR. 2016.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO (SBCS). Núcleo Estadual do Paraná (NEPAR). Manual de adubação e calagem para o Estado do Paraná. 2nd ed. Curitiba: SBCS/NEPAR: 2019.

SOUSA, D.M.G.; LOBATO, E.; REIN, T.A. Uso de gesso agrícola nos solos do Cerrado. Planaltina, DF: EMBRAPA Cerrados, 2005.

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

Back, A. J., & Guimarães, G. G. F. (2024). Manual do programa para recomendação de adubação da cultura da banana: AdubaBanana 1.0. Boletim Técnico, (219). Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/BT/article/view/1900