Manejo integrado de pragas em pastagens: ênfase em pragas-chave das gramíneas perenes de verão

Autores

  • Leandro do Prado Ribeiro
  • Rodolfo Vargas Castlhos

Resumo

A estrutura fundiária de Santa Catarina é majoritariamente composta por pequenas propriedades, característica que exige a intensificação dos sistemas de produção agrícola de modo a gerar renda em um montante suficiente para garantir a qualidade de vida e a prosperidade social das famílias alocadas no meio rural. Diante dessa peculiaridade e da importância da atividade leiteira para a economia do Estado, se faz necessária a geração  de conhecimento e inovação e a transferência de tecnologia de forma continua e integrada, de modo a sanar as principais limitações tecnológicas da cadeia produtiva. Entre essas limitações, destaca-se o adequado manejo  ftotécnico e fitossanitário das pastagens, base da maioria dos sistemas de produção de leite praticados nas principais bacias leiteiras de Santa Catarina,  assim como nas principais regiões produtoras de leite dos demais  Estados do sul do Brasil (ex.: Noroeste do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná).  

Visando subsidiar a operacionalização racional de medidas de manejo das pragaschave ocorrentes em pastagens perenes de verão, a Epagri disponibiliza o Boletim Técnico “Manejo integrado de pragas em pastagens: ênfase em pragas-chave das gramíneas perenes de verão”. A referida publicação tem como objetivo apresentar as principais características bioecológicas e comportamentais das pragas-chave de pastagens perenes de  verão, assim como as principais técnicas utilizadas para seu monitoramento e manejo integrado. Busca-se, com isso, a redução do impacto desses insetos-praga na produtividade e na qualidade da forragem  produzida, assim como dos reflexos negativos nos custos da atividade leiteira  desenvolvida nas propriedades familiares da região. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

Ribeiro, L. do P., & Castlhos, R. V. (2018). Manejo integrado de pragas em pastagens: ênfase em pragas-chave das gramíneas perenes de verão. Boletim Técnico, 51. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/BT/article/view/428