Sobre a Revista

Foco e Escopo

O objetivo do Boletim Técnico (BT)é divulgar e difundir as tecnologias geradas ou adaptadas por técnicos da Epagri ou em parceria com outras instituições e que sejam de interesse para o desenvolvimento do setor rural ou pesqueiro do Estado de Santa Catarina.

Cada publicação desta série tratará de um assunto específico. Deve apresentar, com detalhes, informações correspondentes ao relato de um resultado de pesquisa científica, um método, uma nova tecnologia ou resultado de pesquisa no campo socioeconômico. Trata-se, portanto, de uma publicação técnica conclusiva e abrangente, de acabamento apurado. Tem por base trabalhos de pesquisa, revisões bibliográficas ou práticas culturais de uso corrente entre produtores rurais. É uma publicação seriada de periodicidade irregular.

O BT é redigido em linguagem técnica fluente, recomendando-se que o texto seja ilustrado por figuras e tabelas. Para facilitar o manuseio e a leitura, o texto será em sequência, itens e subitens, conforme a extensão e a diversidade dos temas abordados.

A tiragem é definida em função de compromissos com a política de distribuição da Epagri, convênios, promoções e perspectivas de comercialização futura.

Processo de Avaliação pelos Pares

O Boletim Técnico deve ser submetido pelos autores desde que tenha a anuência por escrito do Gerente da Unidade de pesquisa ao qual a publicação está associada ou do coordenador de programa,  com a ciência do(a) gerente do Departamento Estadual de Pesquisa e Inovação (DEGPI), em submissão como documento suplementar na plataforma.

O trabalho pode passar por um ou mais revisores, caso a editoria técnica da Epagri julgar conveniente uma avaliação de conteúdo, antes da revisão de texto e diagramação, como preparação para a publicação.

Periodicidade

Boletim Técnico é uma publicação seriada de fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

O Boletim Técnico(BD) é patrocinado pela Epagri e eventualmente recebe apoio financeiro de outras instituições governamentais.

Os autores poderão mencionar nas páginas pré-textuais os patrocinadores e/ou o número do convênio que financiou a pesquisa, ou parte dela, que deu origem ao BT; podendo também adicionar o logo da instituição patrocinadora na última capa da publicação.