Sintese Anual da Agricultura de Santa Catarina 2017-2018

Autores

  • Epagri /Cepa Epagri/Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola

Resumo

A Epagri/Cepa tem a satisfação de disponibilizar a 39ª Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina.
O documento disponibiliza informações dos setores agrícola, pecuário, florestal e aquícola de Santa Catarina, cumprindo exigência da “Lei Agrícola Estadual”, que define que a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR) “elaborará, manterá e divulgará, periodicamente, informações sobre o desempenho dos setores agropecuário, pesqueiro e florestal...” de Santa Catarina. A SAR, por sua vez, delegou este papel à Epagri, através do seu Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), que historicamente tem a informação agrícola como um dos pilares de sua ação institucional.

Um diferencial desta edição é a análise sobre “as mudanças estruturais na agricultura catarinense”, elaborada a partir dos dados dos últimos censos agropecuários. Ainda que os dados divulgados do Censo Agropecuário 2017 sejam preliminares, a sua comparação com os dados dos censos anteriores permitiu identificar algumas dinâmicas predominantes ao longo das últimas décadas. O texto analisa mudanças significativas na agricultura e no meio rural catarinense, em aspectos como: perfil dos produtores, características dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, estrutura fundiária, ocupação das pessoas, fontes de renda dos estabelecimentos, produção agrícola e pecuária e agroindústria rural. 

Além dessa análise de caráter estrutural, esta Síntese contempla análises sobre o crédito rural, climática e sobre o desempenho da produção vegetal (alho, arroz, banana, cebola, feijão, maçã, milho, soja, tabaco, tomate, trigo e uva e vinho), da produção animal (carne bovina, carne de frango, carne suína, leite e mel), da aquicultura e do setor florestal.

A Epagri/Cepa agradece a todas as entidades e pessoas que colaboraram com a elaboração e publicação de mais uma edição da Síntese. Além da versão impressa, o documento está disponível em versão digital, que poderá ser acessada através do link https://cepa.epagri.sc.gov.br/index.php/publicacoes/sinteseanual-
da-agricultura/.

Downloads

Publicado

2019-08-02

Como Citar

/Cepa, E. (2019). Sintese Anual da Agricultura de Santa Catarina 2017-2018. Síntese Anual Da Agricultura De Santa Catarina. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/SAA/article/view/517