Monitoramento do frio: da dormência a indução da brotação e do florescimento em macieira

Autores

Palavras-chave:

Malus domestica, horas de frio, unidades de frio

Resumo

O Informe Técnico é elaborado de abril a setembro de cada safra agrícola e tem como objetivo apresentar e interpretar as informações sobre as unidades de frio (UF), horas de frio (HF) ≤7,2°C e condições climáticas em diferentes localidades monitoradas no estado de Santa Catarina. O informe técnico também visa auxiliar a tomada decisão dos pomicultores, dos técnicos, de estudantes e de todos os atores da cadeia produtiva, sobre a época de aplicação e a concentração dos tratamentos para indução química da brotação em macieira bem como sobre as técnicas de manejo e tratos culturais mais adequadas para esse período.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Couto, Epagri/Estação Experimental de Caçador

Marcelo Couto concluiu o doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas no ano de 2006 e realizou o Pós Doutorado como bolsista PNPD/CNPq na Embrapa Clima Temperado entre 08/2008 a 01/2009. Atualmente é Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.  Atua na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura de Clima Temperado. Em suas atividades profissionais interagiu com 166 colaboradores em co-autorias (projetos e artigos científicos; trabalhos em anais de eventos técnico-científicos; textos em jornais). Os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Fruticultura de Clima Temperado, fitotecnia, macieira, pereira, pessegueiro, amoreira-preta, mirtilo, biorreguladores de crescimento, dormência, enxertia, micropropagação, biotecnologia, ecofisiologia, biologia reprodutiva, adaptação climática.

André Amarildo Sezerino, Epagri/Estação Experimental de Caçador

Eng. Agrônomo com mestrado e doutorado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período de doutorado sanduíche no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa - Portugal. Tem experiência na área de Fitotecnia, com ênfase em fruticultura de clima temperado, especialmente nas culturas da macieira, pereira e mirtileiro. Também tem experiência na área de apicultura com ênfase em polinização dirigida para a fruticultura e sanidade apícola. Atualmente é pesquisador na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Estação Experimental de Caçador, SC.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Couto, M., & Sezerino, A. A. (2022). Monitoramento do frio: da dormência a indução da brotação e do florescimento em macieira. Informe técnico, (6). Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/infa/article/view/1518

Edição

Seção

Meteorológico