Monitoramento do frio: da dormência a indução da brotação e do florescimento em macieira

Autores

Palavras-chave:

Malus domestica, Unidades de frio, Horas de frio

Resumo

O Informe Técnico - Monitoramento do frio: da dormência a indução da brotação e do florescimento em macieira é elaborado de abril a setembro de cada safra agrícola e tem como objetivo apresentar e interpretar as informações sobre as unidades de frio (UF), horas de frio (HF) <7,2°C e condições climáticas em diferentes locais monitorados no estado de Santa Catarina. O informe técnico também visa auxiliar a tomada decisão dos pomicultores, dos técnicos, de estudantes e de todos os atores da cadeia produtiva, sobre a época e a concentração dos tratamentos para indução química da brotação em macieira bem como sobre as técnicas de manejo e tratos culturais mais adequadas para esse periodo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Couto, Epagri/Estação Experimental de Caçador

Marcelo Couto concluiu o doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas no ano de 2006 e realizou o Pós Doutorado como bolsista PNPD/CNPq na Embrapa Clima Temperado entre 08/2008 a 01/2009. Atualmente é Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Publicou 9 artigos em periódicos internacionais, 25 artigos em periódicos nacionais especializados, 1 livro, 10 capítulos de livro, 11 artigos em jornais de notícias, 7 trabalhos  em anais de eventos nacionais (completo), 28 trabalhos em anais de eventos nacionais (resumo expandido), 9 trabalhos em anais de eventos internacionais (resumo) e 43 trabalhos em anais de eventos nacionais (resumo). Ministrou 1 curso de curta duração e participou de 1 evento técnico-científico no exterior e 35 eventos técnico-científicos no Brasil. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura de Clima Temperado. Em suas atividades profissionais interagiu com 166 colaboradores em co-autorias (projetos e artigos científicos; trabalhos em anais de eventos técnico-científicos; textos em jornais). Os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Fruticultura de Clima Temperado, fitotecnia, macieira, pereira, pessegueiro, amoreira-preta, mirtilo, biorreguladores de crescimento, dormência, enxertia, micropropagação, biotecnologia, ecofisiologia, biologia reprodutiva, adaptação climática.

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

Couto, M., & Sezerino, A. A. (2022). Monitoramento do frio: da dormência a indução da brotação e do florescimento em macieira. Informe técnico, (4). Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/infa/article/view/1498

Edição

Seção

Meteorológico