Desempenho agronômico de batatas-doces submetidas a doses de fertilizante mineral

Autores

  • Jéssica Colombo Unoesc
  • André Sordi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Claudia Klein Unoesc
  • Joziane Batiston Unoesc
  • Cleber Gustavo Lenhardt Unoesc
  • Dolvan Biegelmeier Unoesc
  • Gustavo Lippert Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.52945/rac.v36i1.1442

Palavras-chave:

taxa de exportação, Ipomea batatas, produtividade

Resumo

A cultura da batata-doce é responsiva à adubação do solo, incrementando a produtividade e a qualidade das raízes tuberosas. O objetivo foi avaliar as características agronômicas de cultivares de batata-doce submetidas a doses de fertilizante mineral. O trabalho foi conduzido por meio de delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 5 × 2 e três repetições. Os tratamentos foram doses de fertilizante mineral (50%, 100%, 150%, 200% e 250% da dose recomendada) e dois cultivares (Amélia e Beauregard). As variáveis analisadas foram: produtividade, teor de sólidos solúveis totais (grau brix), massa seca, teor e exportação de NPK e taxa de desfrute. O cultivar Amélia mostrou-se superior para teor de sólidos solúveis, massa seca e exportação de nutrientes, e o cultivar Beauregard se destacou na produção de matéria verde e teor de potássio. Os cultivares apresentam elevada taxa de desfrute.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jéssica Colombo, Unoesc

Engenheira-agrônoma pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Campus de São José do Cedro/SC. Atualmente é empreendedora rural, conduzindo sua propriedade leiteira no município de São José Do Cedro/SC. e-mail: je_colombo@outlook.com.

André Sordi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Engenheiro-agrônomo pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, mestre em ciência do Solo pela universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor da UNOESC campus de Maravilha e São José do Cedro/SC e também é produtor rural. e-mail: andresordi@yahoo.com.br.

Claudia Klein, Unoesc

Engenheira-agrônoma pela UNOESC, mestre e doutora pela Universidade de Passo Fundo. Atua como professoral e coordenadora do curso de agronomia da UNOESC de São José do Cedro/SC. e-mail: claudia.klein@unoesc.edu.br

Joziane Batiston, Unoesc

Zootecnista pela UDESC e  possui o curso de pós-graduação em nível de Mestrado em Zootecnia oferecido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, na área de Nutrição de Ruminantes. Atua como professora nos cursos de agronomia de medicina veterinária da UNOESC. e-mail: joziane.battiston@unoesc.edu.br.

Cleber Gustavo Lenhardt, Unoesc

Engenheiro-agrônomo pela UNOESC e atua como assistente comercial na empresa Life Agro. e-mail: cleberlenhardt@gmail.com

Dolvan Biegelmeier, Unoesc

Engenheiro-agrônomo pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Campus de São José do Cedro/SC. Atualmente é empreendedor rural, conduzindo sua propriedade leiteira no município de Bandeirantes /SC. E-mail: dolvan_big@hotmail.com

Gustavo Lippert , Unoesc

Engenheiro-agrônomo pela UNOESC e atua como agrônomo na empresa Cooperativa Regional Alfa (COOPERALFA). e-mail: guga-smo2011@hotmail.com

Referências

ALAM, M.K. A comprehensive review of sweet potato (Ipomoea batatas [L.] Lam): Revisiting the associated health benefits. Trends in Food Science & Technology, v.115, p. 512-529, 2021.

CUNHA, J.F.; FRANCISCO, E.A.B.; PROCHNOW, L.I. Balanço de Nutrientes na Agricultura Brasileira no Período de 2013 a 2016. Informações Agronômicas. Piracicaba, n.162, p.01-14, 2018.

ECHER, F.R.; DOMINATO, J.C.; CRESTE, J.E.; SANTOS, D.H. Fertilização de cobertura com boro e potássio na nutrição e produtividade da batata-doce. Horticultura Brasileira, v.27, n.2, p.171-175, 2009.

FIGUEIREDO, R.T. Manejo da adubação potássica na cultura da batata-doce. 2019. 107f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Botucatu, 2019.

FERNANDES, M.A.; SORATTO, P.R.; SILVA, L.B. Extração e exportação de nutrientes em cultivares de batata: I-macronutrientes. Revista Brasileira de Ciência do Solo, p.2039-2056, 2011.

FILGUEIRA, F.A.R. Novo manual de olericultura agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. 3. ed. Viçosa, MG: UFV, 2012. 418p.

SILVA, J.B.C.; LOPES, C.A.; MAGALHÃES, J.S. Batata doce (Ipomea batatas) Embrapa hortaliças, 2008. Disponível em: https://www.embrapa.br/hortalicas/como-plantar-batata-doce. Acesso em: 08 set. 2022.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. Manual de calagem e adubação para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 11.ed. Comissão de Química e Fertilidade do Solo RS/SC, 2016. 375p.

LENHARDT, C.G.; BIEGELMEIER, D.; LIPPERT, G.; SORDI. A. Características agronômicas de cultivares de batata doce no oeste de Santa Catarina submetidas a doses crescentes de potássio. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E SEMINÁRIO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2019. Anais [...] Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21506. Acesso em: 15 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Colombo, J., Sordi, A., Klein, C., Batiston, J., Lenhardt, C. G., Biegelmeier, D., & Lippert , G. (2023). Desempenho agronômico de batatas-doces submetidas a doses de fertilizante mineral. Agropecuária Catarinense, 36(1), 21–24. https://doi.org/10.52945/rac.v36i1.1442

Edição

Seção

Nota Científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)