Jornada de inovação rural desenvolvida em Santa Catarina
diagnóstico e soluções implementadas
DOI:
https://doi.org/10.52945/rac.v36i2.1594Palabras clave:
Sebrae, Processos gerenciais, Plano de ação, Melhoria continuadaResumen
A inovação aumenta a competitividade, possibilitando a adaptação e superação de desafios, além de aproveitar as
oportunidades para se posicionar melhor no mercado. O objetivo da Jornada de Inovação Rural do Sebrae foi estimular a adoção de processos inovadores, incentivando a autonomia e o empreendedorismo nos pequenos negócios rurais catarinenses. Este trabalho apresenta os resultados do grau de inovação e do impacto das soluções implementadas. A metodologia tem como base um questionário, gerando um gráfico radar para a organização e implementação de planos de melhorias. As ações ocorreram em cinco dimensões centrais de curto prazo e em quatro dimensões orbitais de médio e longo prazo. O ciclo de atividades ocorreu em 8 meses, entre dezembro de 2021 e julho de 2022, com 9 agentes locais, atendendo 119 empreendimentos rurais de todas as regiões de Santa Catarina. Os resultados impactaram todas as dimensões, principalmente nos controles gerenciais e em novos produtos ou serviços (modelos de negócios).
Métricas
Citas
BACHMANN, D.L.; DESTEFANI, J.H. Metodologia para estimar o grau de inovação nas MPE: cultura do empreendedorismo e inovação. Curitiba, PR, 2008. 16p. Disponível em: http://www.bachmann.com.br/website/documents/ArtigoGraudeInovacaonasMPE.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023.
BRASIL. Lei n. 13.243, de 11 de janeiro de 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13243.htm. Acesso em: 08 set. 2022.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Visão de futuro do agro brasileiro. Brasília, DF: Embrapa, 2022. Disponível em: https://www.embrapa.br/visao-de-futuro. Acesso em: 26 ago. 2022.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. ALI Rural: Guia do Bolsista 2021. Brasília, DF: SEBRAE, 2020, 99p.
SAWHNEY, M.; WOLCOTT, R.C.; ARRONIZ, I. The 12 different ways for companies to innovate. MIT Sloan Management Review, v.47, n.3, p.75-81, 2006. Disponível em: https://hbsp.harvard.edu/product/SMR207-PDF-ENG. Acesso em: 17 ago. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Marcelo Borghezan, Augusto Donadel Basso, Jaqueline Alves de Matos, Luan Henrique Lopes dos Santos, Michel Yudi Shinkai Kanemaru, Victor Rodrigues Ferreira Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.