Estimativa da produção de leite pelo pico de lactação

Autores/as

  • Amaro Hillesheim EPAGRI/Estação Experimental de Itajaí
  • Henri Stuker Epagri/ Estação Experimental de Itajaí

Palabras clave:

produção leiteira, lactação, controle leiteiro

Resumen

Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de confrontar o método “pico de produção x 200” com métodos tradicionais de estimar a produção de leite nos rebanhos leiteiros do Leste de Santa Catarina. Para um grande número de observações, o pico de produção multiplicado pelo fator 200 apresenta resultados idênticos às estimativas do controle leiteiro com freqüência mensal ao longo de toda lactação. Para lactações individuais este método pode ser utilizado como um indicador, e somente deve ser utilizado quando não for possível o emprego de métodos mais precisos. O pico é útil em levantamentos, onde não se faz controle leiteiro, e também quando este é feito, possibilitando, ao atingir o pico, projetar-se uma provável produção naquela lactação.

Métricas

Cargando métricas ...

Publication Facts

Metric
This article
Other articles
Peer reviewers 
2.4 promedio

Reviewer profiles  N/D

Author statements

Author statements
This article
Other articles
Data availability 
N/A
16%
External funding 
No
32% con financiadores
Competing interests 
N/D
11%
Metric
Para esta revista
Other journals
Articles accepted 
Artículos aceptados: 34%
33% aceptado
Days to publication 
10514
145

Indexado: {$indexList}

Editor & editorial board
profiles
Editora: 
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri

Biografía del autor/a

Amaro Hillesheim, EPAGRI/Estação Experimental de Itajaí

Eng. agr., M.Sc., Cart. Prof. no 1.783-D, CREA-SC, EPAGRI/Estação Experimental de Itajaí

Henri Stuker, Epagri/ Estação Experimental de Itajaí

Eng. agr., M.Sc., Cart. Prof. no 42.785-D, CREA-RS, EPAGRI/Estação Experimental de Itajaí

Citas

IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: 1983. (Recenseamento geral do Brasil 1980, 9. v.2, t.2, n.21, 1. e 2. partes. POWELL, R.L.; CASSEL, B.G.; NORMAN, H.D.; BODOH, G.W. Variation in cowevaluation from records in progress. Journal of Dairy Science, Baltimore,v.61, n.6, p.788-793, 1978.

MARTINEZ, M.L.; FREITAS, A.F.; MADALENA, F.E. Comparação de métodos para estimar a produção de leite com base em controles mensais. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.14, n.2, p.117-122, 1979a.

MARTINEZ, M.L.; MADALENA, F.E.; FREITAS, A.F. Frequência dos registros na seleção para a produção de leite. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.14, n.3, p.243-250, 1979b.

MILAGRES, J.C. Melhoramento animal (Seleção). Viçosa: Imp. Univ., 1980. 77p.

Publicado

1996-08-08

Cómo citar

Hillesheim, A., & Stuker, H. (1996). Estimativa da produção de leite pelo pico de lactação. Agropecuária Catarinense, 9(1), 31–32. Recuperado a partir de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/2067

Número

Sección

Artigo Científico

Artículos más leídos del mismo autor/a