Cisternas: Construção, utilização e manutenção
Resumo
O armazenamento da água para aproveitamento nas atividades da agropecuária é uma atitude de consciência ambiental e preocupação com o uso sustentável desse valioso recurso natural. Mesmo em Santa Catarina, onde o regime de chuvas é considerado satisfatório, tem sido verificada a ocorrência de períodos de estiagem que afetam especialmente as propriedades, grande consumidoras de água, envolvidas na produção intensiva de animais e derivados.
A elevada dependência da água nessas propriedades aliada à fragilidade do abastecimento público no meio rural torna obrigatória a busca de alternativas de captação, reservação e tratamento da água nas condições locais e de acordo com a demanda de cada propriedade. A coleta da água da chuva em superfícies cobertas das benfeitorias e armazenagem em cisternas são medidas de baixo custo, de fácil implantação e estratégica para a continuidade do abastecimento em períodos de escassez, evitando que haja descontinuidade no processo produtivo com prejuízos para toda a cadeia e, em consequência, para a economia do Estado.
Neste Boletim Técnico são abordados os cuidados necessários com a qualidade da água antes e depois do armazenamento. Também é descrito o procedimento de construção da cisterna modelo Coronel Freitas, desenvolvida pela Epagri e implantada em propriedades rurais de Santa Catarina.