Cisternas: Construção, utilização e manutenção

Autores

  • Adriana Lidia Santana Klock
  • Ivan Tadeu Baldissera
  • Roque Faustino Steffens
  • Yuri Vieira de Oliveira

Resumo

O armazenamento da água para aproveitamento nas atividades da agropecuária é uma atitude de consciência ambiental e preocupação com o uso sustentável desse valioso recurso natural. Mesmo em Santa Catarina, onde o regime de chuvas é considerado satisfatório, tem sido verificada a ocorrência de períodos de estiagem que afetam especialmente as propriedades, grande consumidoras de água, envolvidas na produção intensiva de animais e derivados.

A elevada dependência da água nessas propriedades aliada à fragilidade do abastecimento público no meio rural torna obrigatória a busca de alternativas de captação, reservação e tratamento da água nas condições  locais e de acordo com a demanda de cada propriedade. A coleta da água da  chuva em superfícies cobertas das benfeitorias e armazenagem em cisternas  são medidas de baixo custo, de fácil implantação e estratégica para a continuidade do abastecimento em períodos de escassez, evitando que haja descontinuidade no processo produtivo com prejuízos para toda a cadeia e, em consequência, para a economia do Estado. 

Neste Boletim Técnico são abordados os cuidados necessários com a qualidade da água antes e depois do armazenamento. Também é descrito o  procedimento de construção da cisterna modelo Coronel Freitas, desenvolvida pela Epagri e implantada em propriedades rurais de Santa Catarina. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

Klock, A. L. S., Baldissera, I. T., Steffens, R. F., & de Oliveira, Y. V. (2018). Cisternas: Construção, utilização e manutenção. Boletim Técnico, 30. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/BT/article/view/417