Modo de Vida
Mbya Guarani
Palavras-chave:
povo guarani, Modo de vida, Alimentos, Ervas medicinais, ArtesanatosResumo
Falar de vida guarani é como beber de uma fonte inesgotável de vida, o difícil mesmo é escrever sobre o tema, pois da fonte bebemos a água, a escrita é apenas uma ilustração da água e não mata a sede.
O modo de vida guarani vem neste pequeno espaço representar o cotidiano de vida dos alunos da escola Itaty. A escola Indígena Itaty, na Terra Indígena Morro dos Cavalos, tem 50 alunos do 1º ano das séries iniciais ao ensino médio. Na alfabetização, até o 3º ano,
as aulas são ministradas somente na língua guarani; nas séries seguintes são inseridas a língua portuguesa e outras disciplinas. Do 6º ao 9º ano, os alunos estudam as disciplinas em dobro, pois estudam em duas línguas, ex.: história guarani e história portuguesa. Ao chegar ao ensino médio, o aluno estuda por temática e, dentro das temáticas, todas as disciplinas que uma escola de ensino regular ensina. Mas o desafio maior é que a avaliação final de cada aluno é uma pesquisa feita durante o curso, sobre a questão indígena.
O objetivo das pesquisas é registrar a história guarani que servirá para outros alunos que estarão se beneficiando dos trabalhos e enriquecendo cada vez mais nossa biblioteca escolar.
Os registros aqui escritos são apenas uma apresentação da pesquisa de cada aluno do 1º ano do ensino médio, sendo que a conclusão final de cada pesquisa será apresentada no final de 2014. Esperamos aguçar a curiosidade de todos que lerem este livro, pois tudo o que foi aqui registrado faz parte de uma realidade vivida dentro de uma escola, dentro de uma comunidade e dentro de uma cultura. A importância maior, que tem uma grandeza infinita, é o sentimento na forma que são transmitidas as informações. Por muitas vezes, esses pensamentos e ensinamentos foram passados e repassados por rituais dentro da casa de reza e hoje transitam em outras formas, dentro das salas de aula.
Referências
ALDEIA ITATY. Modo de Vida: Mbya Guarani. Florianópolis : Epagri; Morro dos cavalos, SC: Escola Indígena de Ensino Fundamental e Ensino Médio Itaty, 2014. 33p. (Epagri. Documentos, 249)