Pesquisa agropecuária em SC: 50 anos de história

2025-09-12

Em 2025, a pesquisa agropecuária comemora 50 anos em Santa Catarina. Para entender a importância deste trabalho é preciso olhar para a história. Desde 1975, a pesquisa tem levado benefícios para o produtor rural catarinense. A criação da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Empasc) foi um marco na história da pesquisa em SC.

Os atuais índices de produtividade não são fruto do acaso, mas resultado de anos de um trabalho que reúne conhecimento, tecnologia e sustentabilidade e vem transformando o espaço rural no Estado.

A modernização da agropecuária catarinense é em grande parte resultado do portfólio de tecnologias da Epagri que conta com programas desenvolvidos em várias áreas: aquicultura, pesca, fruticultura, grãos, olericultura e pecuária.

As tecnologias geradas seguem alinhadas às políticas públicas desenvolvidas e estão presentes no campo e no mar. Cultivares de arroz e maçã, sistemas de cultivo de moluscos, mel, leite e carne produzidos com eficiência e sanidade são exemplos que movimentam as cadeias  produtivas e fazem sucesso na mesa do consumidor.

A ciência do futuro deverá lidar com grandes volumes de dados, realizar simulações e tomar decisões em tempo real, além de gerar novas descobertas e formas de colaboração.

Leia mais sobre os 50 anos de pesquisa nas seções Opinião e Conjuntura da revista.

Esta edição da RAC também aborda aspectos relevantes da produção agropecuária, trazendo uma série de artigos que visam reduzir problemas fitossanitários que têm afetado negativamente o desenvolvimento e a produtividade das lavouras catarinenses, tais como a incidência de insetos nas lavouras de soja no Meio-Oeste, as infestações de mosca-branca e mosca-negra na citricultura e o controle de doenças como as sigatokas negra e amarela na produção orgânica de banana.

Leia, cite e compartilhe a revista Agropecuária Catarinense!