Influência da minhoca no manejo de microbacias hidrográficas
Palavras-chave:
aaResumo
É normalmente dito que as minhocas exercem influência positiva sobre as plantas, por causa do seu desempenho ao melhorar o solo. Os efeitos benéficos de minhocas sobre as plantas têm sido extensivamente estudados e provados nas áreas agrícolas e pastoris. Entretanto, há poucas evidências diretas de seus efeitos sobre o crescimento de árvores. O presente trabalho consistiu na avaliação do crescimento de árvores, sob diferentes populações de minhocas e em condições de campo. O crescimento da bracatinga, em altura e em biomassa, foi maior na presença de minhocas do que na ausência delas.
Métricas
Publication Facts
Reviewer profiles Indisp.
Author statements
- Academic society
- Epagri - Revista Agropecuária Catarinense
- Publisher
- Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri
Referências
KOBIYAMA, M. Influência da minhoca no manejo de microbacias hidrográficas: Solo. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v.8, n.4, p.42-44, dez. 1995.
LEE, K.E. Earthworms: Their ecology and relationships with soils and land use. Sydney : Academic Press, 1985. 411p.
LOGSDON, S.D.; LINDEN, D.R. Interactions of earthworms with soilphysical conditions influencing plant growth. Soil Science, Baltimore, v.154,
p.330-337, 1992.
EMBRAPA-CNPF. Manual técnico da bracatinga (Mimosa scabrella Benth.). Curitiba: EMBRAPA-CNPF, 1988. 70p. (Documentos, 20).
KOBIYAMA, M.; USHIWATA, C.T.; BARCIK, C. Recuperação de áreas degradadas; Conceito, um exemplo e uma sugestão. BIO, Rio de Janeiro, v.2, n.6, p.95-102, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1996 Masato Kobiyama

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.