Síntese do Diagnóstico das Unidades de Pesquisa da Epagri – 2008

Élio Holz, Luiz Antônio Palladini, Luiz Carlos Robaina Echeverria, Vitório Manoel Varaschin, Rubson Rocha

Resumo


Este Relatório contém uma síntese dos resultados e conclusões do Diagnóstico de Unidades de Pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), efetuado em 2008. Procedeu-se a esta avaliação utilizando-se o Método Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). Esse método apresenta a possibilidade de gerar conhecimento sobre problemas, escolher alternativas, sugerir ações de correção de rumo e melhorar a gestão estratégica, tática e operacional.

O desenvolvimento do MCDA-C prevê o estudo pormenorizado do problema, seccionando-o em pontos de vista a ser diagnosticados. No caso da Epagri, a aplicação desse Diagnóstico foi precedida de análise da situação e escolha dos pontos a ser considerados. Foram estudados sete pontos de vista considerados importantes para as unidades de pesquisa, desde os aspectos de infraestrutura, foco da pesquisa, recursos financeiros, relacionamento interno e externo até os referentes à gestão e à eficiência da produção da pesquisa. Cada ponto de vista foi desmembrado em indicadores específicos, num total de 94, procurando-se dar maior representatividade na análise.

Os resultados aqui expressos permitem aos gestores observar os pontos a ser melhorados e os já satisfatórios, facilitando a tomada de decisões.


Palavras-chave


pesquisa agrícola; gestão; tomada decisão

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Epagri

DOCUMENTOS

ISSN  on-line

ISSN 0100-8986 impresso

 

Epagri / Departamento Estadual de Marketing e Comunicação (DEMC)

Editoria Técnica
Fone: (48)3665-5449