Síntese do Diagnóstico das Unidades de Pesquisa da Epagri – 2008

Autores

  • Élio Holz Epagri - aposentado
  • Luiz Antônio Palladini Epagri / Diretoria de ciência, tecnologia e inovação
  • Luiz Carlos Robaina Echeverria Epagri - aposentado
  • Vitório Manoel Varaschin Epagri/ cedido para a Secretaria Estadual da Fazenda
  • Rubson Rocha Epagri/Departamento Estadual de Gestão de Pesquisa e Inovação

Palavras-chave:

pesquisa agrícola, gestão, tomada decisão

Resumo

Este Relatório contém uma síntese dos resultados e conclusões do Diagnóstico de Unidades de Pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), efetuado em 2008. Procedeu-se a esta avaliação utilizando-se o Método Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). Esse método apresenta a possibilidade de gerar conhecimento sobre problemas, escolher alternativas, sugerir ações de correção de rumo e melhorar a gestão estratégica, tática e operacional.

O desenvolvimento do MCDA-C prevê o estudo pormenorizado do problema, seccionando-o em pontos de vista a ser diagnosticados. No caso da Epagri, a aplicação desse Diagnóstico foi precedida de análise da situação e escolha dos pontos a ser considerados. Foram estudados sete pontos de vista considerados importantes para as unidades de pesquisa, desde os aspectos de infraestrutura, foco da pesquisa, recursos financeiros, relacionamento interno e externo até os referentes à gestão e à eficiência da produção da pesquisa. Cada ponto de vista foi desmembrado em indicadores específicos, num total de 94, procurando-se dar maior representatividade na análise.

Os resultados aqui expressos permitem aos gestores observar os pontos a ser melhorados e os já satisfatórios, facilitando a tomada de decisões.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Holz, Élio, Palladini, L. A., Echeverria, L. C. R., Varaschin, V. M., & Rocha, R. (2019). Síntese do Diagnóstico das Unidades de Pesquisa da Epagri – 2008. Documentos. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/DOC/article/view/515