SCS121 CL no sistema Clearfield® de produção de arroz irrigado: Manejo da lavoura para semeadura em lâmina d’água e em solo seco

Autores

  • Moacir Antonio Schiocchet Epagri/Estação Experimental de Itajaí - pesquisador aposentado
  • José Alberto Noldin Epagri/Estação Experimental de Itajaí - pesquisador
  • Domingos Sávio Eberhardt Epagri/Estação Experimental de Itajaí - pesquisador aposentado

DOI:

https://doi.org/10.52945/rac.v29i2.56

Palavras-chave:

Oriza sativa L., arroz-daninho, arroz-vermelho, resistência a herbicidas

Resumo

Resumo: O arroz-daninho, também conhecido como arroz-vermelho, é a planta daninha que causa os maiores prejuízos à orizicultura catarinense. Além da redução da produtividade, devida à elevada estatura e arquitetura das plantas, provoca acamamentos do arroz na lavoura, aumenta o custo do beneficiamento industrial, deprecia o produto final e reduz o valor da terra pela infestação do solo. O sistema de produção Clearfield® é uma importante alternativa de controle do arroz-vermelho, bem como de outras plantas daninhas que ocorrem em lavouras de arroz irrigado, com herbicidas que não são seletivos ao arroz sem o gene de resistência. Os principais componentes desse sistema são as variedades de arroz resistentes, os herbicidas recomendados, o emprego de semente certificada e o monitoramento permanente da lavoura. A Epagri, através da Estação Experimental de Itajaí, registrou e protegeu o cultivar SCS121 CL, de segunda geração, por apresentar alta resistência aos herbicidas do grupo das imidazolinonas e adequação ao cultivo, tanto com sementes pré-germinadas em lâmina d’água como em solo drenado. Esse cultivar foi lançado para cultivo comercial para a safra 2014/15 e disponibilizado para a produção de grãos na safra 2015/16.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Moacir Antonio Schiocchet, Epagri/Estação Experimental de Itajaí - pesquisador aposentado

Engenheiro-agrônomo, Dr.

José Alberto Noldin, Epagri/Estação Experimental de Itajaí - pesquisador

Engenheiro-agrônomo, Dr.

Domingos Sávio Eberhardt, Epagri/Estação Experimental de Itajaí - pesquisador aposentado

Engenheiro-agrônomo, M.Sc.

Referências

CROUGHAN, T.P.; UTOMO, H.S.; SANDERS, D.E. et al. Herbicide-resistant rice offers potential solution to red rice problem. Louisiana Agriculture, v.39, n.4, p.10-12, 1996.

EBERHARDT, D.S.; NOLDIN, J.A.; SCHIOCCHET, M.A. et al. Arroz irrigado: sistema de produção Clearfield®. Manejo da lavoura para semeadura em pré-germinado e em solo seco. Florianópolis: Epagri, 2015. 20p. (Epagri. Boletim Didático, 115).

EBERHARDT, D.S.; SCHIOCCHET, M.A. (Orgs.). Recomendações para a produção de arroz irrigado em Santa Catarina. (Sistema pré-germinado). Florianópolis: Epagri, 2015. 92p.

Downloads

Publicado

2016-10-05

Como Citar

Schiocchet, M. A., Noldin, J. A., & Eberhardt, D. S. (2016). SCS121 CL no sistema Clearfield® de produção de arroz irrigado: Manejo da lavoura para semeadura em lâmina d’água e em solo seco. Agropecuária Catarinense, 29(2), 38–41. https://doi.org/10.52945/rac.v29i2.56

Edição

Seção

Informativo Técnico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>